Aprenda a gravar tela e criar excelentes tutoriais para seus cursos on-line

Aprenda a gravar tela e criar excelentes tutoriais para seus cursos on-line

Fornecer aos seus alunos um curso on-line em vídeo é uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudá-los a ter uma experiência educacional bem-sucedida. Para isso, aprender a gravar tela pode ser essencial.

Com diferentes níveis de conhecimento, atualizações constantes de softwares e demandas de instrutores, o treinamento em vídeo tornou-se o recurso mais confiável para escalonar programas e melhorar a preparação para a carreira dos alunos.

Se você deseja implementar o treinamento em vídeo em sua sala de aula, há elementos importantes para garantir que você e seus alunos aproveitem ao máximo o conteúdo. Um deles é o aprendizado sobre como gravar tela. Especialmente se você está criando os vídeos e quer começar no caminho certo, assim como ter certeza de que não está desperdiçando o seu tempo valioso no processo.

Como gravar tela e oferecer excelentes tutoriais para seus alunos?

Como professor, você sabe que simplesmente não sobra tempo suficiente no dia a dia para sempre dar uma explicação perfeita e prática de todas as ferramentas ou softwares criativos disponíveis para seus alunos.

Você pode ajudar a preparar melhor seus alunos para o sucesso futuro apresentando-os aos cursos on-line e em vídeo e mostrando-lhes como aproveitar ao máximo o que está por aí antes mesmo de sair para o mercado.

Essa opção está sendo altamente utilizada em todos os meios educativos nos últimos anos, trazendo diversos benefícios para o ramo educacional e incentivos em softwares e aplicativos que podem auxiliar você no processo.

Confira dicas para dominar o assunto e criar excelentes tutoriais para seus alunos!

Introduza o tópico e defina as expectativas

Diga ao público algumas coisas importantes sobre o vídeo que você está postando.

  • Para quem o curso é projetado? Por exemplo, fale sobre os tipos de necessidades da pessoa que aprenderá com esta instrução.
  • O que os espectadores podem esperar aprender? No seu curso, fale sobre quais habilidades eles irão adquirir, que tipos de coisas eles poderão criar e mostre exemplos.
  • Informe quanto tempo o curso levará.

Faça uma breve introdução em cada seção de seu curso on-line

gravar tela

Se este for um curso com vários vídeos, usar uma frase ou duas para apresentar cada vídeo é útil.

Você pode usar também um slide de título junto a uma pequena visão geral do tópico, dos recursos, dos procedimentos etc. que você planeja exibir.

Adicione transições no final de cada unidade

Transições são resumos curtos para lembrar o que foi abordado e apresentar o que vem a seguir.

Essa é uma ótima dica e é algo que você pode não notar quando faz cursos on-line, mas realmente ajuda a consolidar o que o observador acabou de ver em sua mente e oferece a ele uma sensação de continuidade durante o processo.

Varie o conteúdo do vídeo

Essa é outra ótima dica. O esboço de um professor deve sugerir o uso de diferentes tipos de estilos de vídeo em todas as suas gravações para um curso.

Qualquer coisa que você possa fazer para incentivar isso faz com que seu público se sinta mais envolvido no processo.

  • Por exemplo, você pode mostrar um vídeo em que está falando diretamente com a câmera.
  • Você também pode mudar o ritmo de vez em quando.
  • Você deve, por exemplo, ir devagar depois de uma seção quando o ritmo estiver muito cheio de informações.
  • Aposte nisso também onde ocorrer uma ruptura natural ou mudança no tópico, ou seja, onde você identificar que pode ser um bom lugar para inserir uma mudança de ritmo.

Conheça o Camtasia

gravar tela

Além de seguir todas as dicas acima, aprender a gravar tela é algo que pode facilitar muito a sua vida e que pode ser essencial para que seus alunos tenham acesso a um bom curso on-line, mais didático e atrativo. Assistir o processo enquanto a tela é gravada auxilia na assimilação do conteúdo pelos alunos.

O Camtasia Recorder faz mais do que apenas gravar tela: ele também toma nota de quais teclas (além de letras e números simples) estão sendo usadas e quando estão sendo pressionadas.

Quando você adiciona sua gravação à linha do tempo, você pode usar esse ótimo recurso clicando com o botão direito do mouse no segmento de vídeo e selecionando a última opção: “Gerar chamadas de destaque de pressionamento de tecla”.

  • A caixa de diálogo que gera textos explicativos de pressionamento de tecla será exibida.
  • Existem algumas opções para selecionar a aparência dos textos explicativos e uma visualização dinâmica.
  • Mais importante ainda, há uma lista de pressionamentos de teclas registrados pelo Camtasia Recorder.
  • Não é a lista completa: por padrão, apenas as combinações de teclas (como Ctrl + Home) são mostradas.
  • Se você quiser incluir também teclas únicas (como Enter ou Esc), clique no botão “Mostrar tudo” primeiro.

Finalmente, clique em “Gerar” e o Camtasia colocará a opção de gravar tela no momento em que as teclas foram realmente pressionadas.

Uma excelente funcionalidade e uma grande poupança de tempo, especialmente para você que é professor e que deseja levar a seus alunos a opção de um curso on-line de qualidade!

Com esse software, você pode executar todas as gravações em um computador com apenas um layout de teclado em inglês. Isso ocorre porque o Camtasia está gravando os mapeamentos de teclas, não os nomes das chaves.

O estágio crucial é quando você chama a caixa de diálogo “Gerar chamada” de dentro do Camtasia Studio, durante a edição de vídeo.

 

Mais sobre o Camtasia

Se o seu computador estiver configurado com vários layouts de teclado para gravar tela, tudo o que você precisa fazer é alternar para o idioma em que deseja colocar as chamadas.

Faça isso pressionando Alt + Shift ou tecla do Windows + barra de espaço repetidamente até chegar ao layout desejado, conforme indicado no Windows barra de tarefas, e, em seguida, use a opção “Gerar chamadas”.

Se você está no ramo de produção multilíngue, esse é um ótimo recurso. Embora algumas capturas dependam do idioma e exijam gravações separadas, há também instâncias em que uma única gravação é válida em vários projetos de idiomas.

  • Isso ocorre apenas gerando as combinações de teclas novamente no idioma de destino.

Conhecer melhor o Camtasia, um software que permite a você gravar tela de forma simples e rápida, possibilita fornecer os melhores cursos on-line a seu público!