AVA? Saiba o que é esta sigla que está mudando a educação no Brasil

AVA? Saiba o que é esta sigla que está mudando a educação no Brasil

Vivemos em uma era em que a tecnologia é a força motriz por trás de cada mudança; portanto, é natural que ela esteja presente também nos novos meios de aprendizagem.

Os métodos tradicionais não são mais tão eficazes quanto nos anos passados. Precisamos de uma abordagem mais envolvida para o aprendizado e é aqui que o AVA entra. Mas o que é esta sigla que está mudando a educação no Brasil?

O que é o AVA?

A sigla AVA significa Ambiente Virtual de Aprendizagem, e é simplesmente um software e sistema de gestão e distribuição de conteúdo para educação a distância (EaD).

Hoje, o AVA transformou-se em software sofisticado baseado em nuvem com uma lista crescente de recursos e funcionalidades, permitindo o aprendizado colaborativo por meio de fóruns, blogs, wikis e sites de mídia social, entre outros.

A plataforma permite um ambiente iterativo entre os próprios alunos e os professores, permitindo a troca de informações e simulando o ambiente de uma sala de aula tradicional dentro do mundo virtual. Um bom exemplo é o Moodle, usado em muitas universidades e empresas.

Quais benefícios o AVA proporciona à educação?

ava

Os benefícios são diversos, e é por isso que os usos dessa ferramenta vêm crescendo no Brasil. Podemos destacar:

  • Economia de tempo e dinheiro.

O uso de AVA ou plataformas de aprendizado para criar, gerenciar e executar programas educacionais e de treinamento economiza horas de negócios em comparação com os métodos de ensino tradicionais.

Isso se deve principalmente ao fato de o AVA permitir uma organização, um nível de automatização e programação de acordo com as necessidades dos alunos e funcionários.

Além disso, o uso de salas de aula on-line reduz os custos principalmente para empresas; por exemplo, em ocasiões nas quais os funcionários precisavam viajar para sessões de treinamento e deviam permanecer em hotéis.

As salas de aula on-line permitem o treinamento simultâneo de pessoas que estudam em diferentes localizações geográficas, e esses cursos podem ser usados ​​repetidas vezes com novos grupos de alunos.

Por isso, o AVA pode maximizar a eficiência, principalmente quando se trata de introduzir funcionários à sua cultura corporativa e treiná-los.

  • Gestão eficiente.
 

As plataformas de aprendizado permitem um controle total e eficaz da administração, da automação, da comunicação com usuários, professores e treinadores, e, claro, do gerenciamento de conteúdo.

Os papéis de tutores, estudantes, supervisores e administradores podem ser gerenciados no AVA, e notificações, lembretes e mensagens para os usuários também podem ser administrados facilmente.

Além disso, os alunos podem carregar e compartilhar conteúdo de trabalhos ou projetos com seus professores e colegas, que, por sua vez, são armazenados em um banco de dados de fácil controle.

  • Acesso fácil à informação.

Toda a informação é estruturada de forma organizada no mesmo local, tornando-a acessível a todos os usuários. Cursos, calendários, conteúdo multimídia, arquivos e avaliações são acessíveis em apenas um clique.

Todos os alunos têm acesso a conteúdos e materiais de aprendizagem a qualquer momento e em qualquer lugar onde tenham acesso à internet.

  • Alta personalização.

As plataformas de aprendizagem também permitem a personalização completa de cada instituição ou organização. A imagem corporativa e a marca podem ser incorporadas à plataforma e diferentes elementos e recursos podem ser adaptados ao gosto da empresa ou da organização.

Além disso, diferentes portais e identificações de usuário podem ser criados sem a necessidade de instalações adicionais e podem funcionar simultaneamente com o acesso à web. As possibilidades são infinitas e também podem incluir sistemas para a avaliação de alunos ou exames/testes.

  • Conteúdo atualizado e imediato.

Os sistemas de gerenciamento de aprendizado permitem que os administradores acessem instantaneamente a atualização do conteúdo dos cursos ou adicionem materiais e recursos aos alunos para acesso imediato.

  • Relatórios avançados.
ava

Esses sistemas de gerenciamento inovadores permitem a criação, a personalização e o download de relatórios detalhados que descrevem o progresso dos alunos, grupos, conclusão do trabalho, tempo etc., o que permite uma avaliação fácil de seu progresso, seja em grupo, seja individualmente.

E isso é extremamente útil. Por exemplo, se um aluno não conseguir concluir com êxito certa tarefa, você poderá oferecer recursos suplementares para melhorar seu desempenho ou seus comportamentos de aprendizado.

A maioria dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem apresenta ferramentas de relatório e análise que também permitem identificar áreas do seu curso que podem estar defasadas, bem como onde ele se destaca.

Se você descobrir que muitos de seus alunos on-line estão passando por dificuldades em uma aula on-line específica, por exemplo, você pode avaliar o conteúdo do fornecido e fazer modificações, se necessário.

  • Aprendizagem multimídia.

Os sistemas permitem que empresas e instituições educacionais criem conteúdo de aprendizagem multimídia abrangente e prático, usando vídeo, imagens, áudio e texto, que servem como ótimas ferramentas para o aprendizado de novas habilidades ou informações.

Os alunos também podem se comunicar com seus professores e seus colegas de classe por meio de plataformas de bate-papo e fóruns on-line, criando um ambiente de aprendizado mais colaborativo, interativo, atraente e pessoal.

  • Comunicação aprimorada.

O AVA facilita a comunicação e a colaboração entre pessoas, sejam estudantes, sejam professores ou administradores e funcionários, ou entre todos os usuários de uma plataforma com um canal de comunicação permanentemente aberto.

Eles facilitam a gestão geral da comunicação: e-mails, mensagens, fóruns e agendas globais ou individuais. Um ambiente no qual o usuário pode encontrar todas as informações importantes ou vitais em apenas uma tela.

  • Vendas e comercialização.

O AVA pode gerar lucro para empresas e instituições graças às vendas de cursos on-line via e-commerce, que podem ser gerenciados e automatizados na plataforma e pagos com cartão de crédito ou transferência bancária.

Os alunos podem se inscrever em um curso e pagar facilmente on-line. Não há limite para o número de cursos em que um aluno pode se inscrever, e não há limite para o crescimento no número de alunos e cursos fornecidos.

Para ter um melhor resultado, é preciso aprender a calcular a necessidade de servidor para a sua EaD. Para isso, você pode consultar nosso próximo artigo. Se for implementado de forma correta, o AVA pode gerar ótimos resultados em treinamento e crescimento educacional.