Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Benefícios do storytelling no EAD

Nos artigos anteriores, falamos sobre o que é storytelling e como aplicar o storytelling no EAD. Neste artigo, falaremos sobre os benefícios do storytelling no EAD.

O storytelling ajuda a personalizar a informação que você está tentando transmitir, construir comunicação, estabelecer confiança, superar objeções e demonstrar resultados.

Sendo assim, o storytelling torna-se um excelente complemento ao treinamento online, por tornar mais fácil expressar sutilezas e complexidades de comportamento de uma forma agradável, fazendo o colaborador embarcar na jornada do herói e simpatizar com a história.

Com o storytelling, você vai recolher informações, histórias vindas da sua própria equipe e apresentá-las em formato exclusivo, com um enredo bem amarrado e alinhado para a mesma equipe! Assim, as possibilidades de reconhecimento são bem grandes.

Benefícios do storytelling no EAD

Desenvolve a empatia do colaborador

Uma narrativa baseada em personagens e com uma boa história e cenários, que façam parte da rotina do colaborador, pode estimular a empatia e ajudá-lo a se conectar emocionalmente com o conteúdo. Portanto, envolvendo-o ainda mais no treinamento online.

O storytelling facilita a absorção do conteúdo

Como falamos no tópico anterior, desenvolver experiências através de um storytelling criativo, não só pode deixar o treinamento mais divertido e interessante, mas também pode criar um envolvimento emocional do colaborador com o conteúdo. E isso impacta diretamente não só no engajamento do treinamento, como também na absorção do conteúdo. Pois acredita-se que quando envolvemos nossas emoções durante o processo de aprendizagem, acessamos regiões do cérebro envolvidas na cognição, memória e interpretação. E, consequentemente, expandimos a nossa capacidade de absorver o conteúdo.

Segurança para o aprendizado e o erro

A falha, o erro, são partes importantes do aprendizado. E já falamos por aqui como os treinamentos e simulações são importantes por criarem um ambiente seguro para o erro. Mas onde entra o storytelling? Cenários, atividades e personagens baseados em histórias – especialmente aqueles que refletem a vida real – fornecem um ambiente seguro para olhar para erros, analisá-los e acumular conhecimentos para evitá-los. E sem expor um colega ou até discutir riscos de situações que ainda não aconteceram.

Já conhece as soluções da Avante Brasil?


Temos diversas soluções para a sua instituição se atualizar na nova realidade EAD. Agende uma reunião com um dos nossos especialistas e fique por dentro das últimas tendências do mercado!