Captivate: uma ferramenta para cursos on-line

Captivate: uma ferramenta para cursos on-line

O Adobe Captivate é um software que captura a tela do seu computador e grava o que você está fazendo nele. Tal gravação pode ser inserida com um áudio gravado em forma de narração, como também pode-se utilizar a webcam para gravar quem está fornecendo a aula.

Neste programa você pode realizar a criação de simulações multimídia que sejam práticas e eficientes para cursos on-line. Há também recursos que envolvem interatividade com vídeo ou animação.

O Adobe Captivate facilitou muito o trabalho de criadores de conteúdo, por poder pegar vídeos já existentes, por exemplo, e ir adicionando testes interativos, slides de avaliação, enfim, você consegue criar um curso em pouco tempo.

É um programa que auxilia na criação de cursos on-line por ser justamente uma ferramenta e-learning, que pensa em como deixar todo esse processo criativo mais rápido para o desenvolvedor.

Captivate – fluid boxes e realidade virtual

Para deixar todo o seu conteúdo de cursos on-line ainda mais incrível e diferenciado, a Adobe contou com a criação de experiências em realidade virtual.

Agora, o Captivate tem a possibilidade de importar arquivos de mídia em 360º, deixando toda a experiência de aprendizagem do aluno mais dinâmica e próxima da realidade, do dia a dia deles.

Com esse recurso de realidade virtual você pode criar uma situação que estimule a aprendizagem, algo como uma turnê virtual que possua, ao mesmo tempo, slides que contenham avaliações, intercalando o desenvolvimento do conhecimento na pessoa com métodos de avaliação.

Os objetos que ficam nas fluid boxes agora são alinhados igualmente, para melhor experiência do aluno com o conteúdo. Você pode criar sua própria fluid box ou utilizar as já disponíveis no programa em temas predefinidos.

Você também pode gravar vídeos da sua tela do computador e da sua webcam de forma sincronizada, em apenas alguns cliques. Os vídeos serão produzidos em HD, imagem profissional de alta resolução para melhorar ainda mais a qualidade das suas aulas.

Além disso, você pode fazer um aprendizado interativo com os alunos baseado em várias telas, já que o Captivate tem ferramentas de fácil edição de vídeo.

PowerPoint para dispositivos móveis

Agora você pode contar com apresentação de PowerPoint em dispositivos móveis com o e-learning mais desenvolvido e que funcione em qualquer tipo de dispositivo.

Com a ferramenta de apresentações em PowerPoint para o aprendizado em celulares ou tablets, você consegue aprimorar a experiência que é fornecida e pode adicionar conteúdo responsivo como testes.

Legendas

No Captivate, você tem controle total das legendas que quer adicionar. Para conseguir um alcance maior de alunos, a utilização da legenda pode ser crucial. Com esse programa, você escolhe onde posicionar as legendas conforme o vídeo passa.

Testes

captivate

Você consegue criar um método inteligente de educação com testes interativos, que podem ser personalizados ou de modelos já existentes para usar com seus alunos.

Incluir perguntas com respostas rápidas, como preenchimento de lacunas, pode manter os alunos mais fixados no curso, mais envolvidos e interessados, já que esse tipo de questão é menos cansativo.

Lembre-se de que, para deixar o aluno mais conectado com a sua matéria, é legal a criação de um sistema de respostas em que, caso seja feita a escolha errada, o aluno possa reler todos os slides referentes à questão e tentar fazê-la novamente.

Dentro do Captivate você tem interações rápidas e mais ágeis com o arrastar e soltar. Criar jogos para facilitar a aprendizagem é incrível, e com o arrastar e soltar você pode desenvolver relações entre o objeto que está sendo arrastado e onde ele será colocado.

A interface do programa Adobe Captivate é, sem dúvidas, pensada para o próprio desenvolvedor de conteúdo. Foi desenvolvida justamente para ser de fácil entendimento para quem estiver começando a criar conteúdo on-line.

O Adobe Captivate integrado ao Adobe Typekit

Uma boa letra na exibição dos slides consegue fazer com que seja uma ótima exibição do conteúdo, independentemente do dispositivo que estiver sendo utilizado.

Você pode sincronizar o seu Adobe Typekit ao Captivate, adicionando suas tipografias favoritas, e criar um documento de fácil acesso para os alunos, com uma aparência clara e objetiva.

Outra forma de desenvolver um conteúdo melhor para os seus alunos é criando e-learning responsivo em várias telas. O Captivate te ajuda nessa parte, reorganizando os slides de forma automática para o dispositivo que está sendo usado pelo aluno.

Você cria seu conteúdo normalmente, e pode ver como ele fica em outros dispositivos usando a visualização específica.

Tem a melhor captura de tela existente

captivate

Você consegue criar simulações de software elaboradas com vários tipos de modos de aprendizagem em apenas uma gravação.

O Adobe Captivate tem em suas funções a captura de tela, que consegue gravar desde o movimento do mouse até os áudios do sistema. Você consegue criar um projeto responsivo que funciona perfeitamente em vários dispositivos.

Temas oferecidos pelo Captivate

Você pode criar o seu conteúdo em temas já disponíveis no programa, em que fundo, fonte e layouts são todos combinados, atrativos e possuem a incorporação de fluid boxes, facilitando a renderização do conteúdo.

Você consegue, além de personalizar os temas, desenvolver o seu próprio tema, por meio das ferramentas oferecidas pelo Captivate, e salvá-los para futuras utilizações.

Com o Adobe Captivate, é possível criar efeitos de movimento responsivo sem precisar programar.

O programa oferece a criação de animações e transições fluidas apenas adicionando efeitos aos objetos individuais ou grupo de objetos. Você pode criar animações personalizadas ou lineares, basta passar o mouse para visualizá-las.

Captivate e Camtasia

A diferença entre os dois programas é que o Captivate possui recursos mais elaborados para criação de conteúdos. É    um programa pensado justamente para a produção de e-learning.

O Camtasia, apesar de ter sido criado também para a captura de tela e visando aos mesmos fins, não tem atributos como realidade virtual e conteúdo responsivo. Nele você consegue capturar sua tela do computador, a imagem transmitida pela webcam, bem como adicionar um sistema de narração, além de edições que podem ser feitas. Mas o Camtasia não inclui essa ferramenta específica que o Captivate possui, que é a ligação direta com e-learning.