Colaborador AVA: utilize a plataforma Moodle como uma ferramenta de apoio ao ensino

Colaborador AVA: utilize a plataforma Moodle como uma ferramenta de apoio ao ensino

Você talvez nunca tenha ouvido falar do colaborador AVA. Se não, está tudo bem, porque nem todo mundo conhece esse termo e todas as possibilidades que ele traz.

Ainda assim, é importante saber que é possível contar com esse advento para conseguir melhores resultados dentro desse método de ensino tão importante e instigante, que é a educação a distância (EaD).

Assim sendo, a seguir nós vamos falar mais sobre o colaborador AVA e todas as possibilidades que ele vem oferecer para você. Confira e se surpreenda com tudo o que está por vir!

Entenda o que é o colaborador AVA

O colaborador AVA permite que os estudantes possam acessar dentro do sistema as atividades que têm interesse e nas quais precisam trabalhar, podendo desenvolver textos, entrar em contato com os tutores e com os colegas, e, claro, tendo a chance de participar de fóruns de discussão e de conversas unidimensionais dentro da plataforma Moodle.

Esses ambientes precisam ser analisados com atenção pelos docentes; além disso, deve haver a constante supervisão dos monitores, que têm o dever de estar sempre atentos ao que é necessário fazer para melhorar a experiência do matriculado de forma absoluta!

AVA, caso você não saiba, é uma sigla que traduz a expressão Ambiente Virtual de Aprendizagem, e, nesse caso, quem conta com esse sistema tem a possibilidade de vasculhar uma área na qual vai ter acesso a material didático de qualidade, podendo também contar com apoio pedagógico constante, a fim de melhorar o seu rendimento acadêmico.

Saiba como utilizar o colaborador AVA

colaborar ava

Para utilizar o colaborador AVA você precisa fazer bem menos esforço do que pode imaginar. De modo geral, você vai ter que fazer o login dentro do sistema da sua instituição e depois precisará, entre outras coisas:

  • Gerar a sua senha, fundamental para o seu processo de entrada na plataforma.
  • Completar todos os pontos em branco que forem solicitados pela página, e os dados devem corresponder à sua posição no sistema, seja ela de discente, seja de docente. Entre as exigências estarão sempre o número de matrícula, a sua data de nascimento e, claro, o seu nome e sobrenome.
  • Validar os dados é o que você precisará fazer em seguida.
  • Por fim, você poderá escolher uma senha própria e, quando ela for pedida na tela, é só digitar e concluir a operação. A partir daí você está no sistema, aproveitando todas as suas possibilidades e oportunidades.

Compreenda a importância do colaborador AVA para o Moodle

Como dissemos no título deste texto, a plataforma Moodle deve ser vista como uma ferramenta para a aprendizagem dos discentes e para o ensino dos docentes. Trata-se de um meio, e não de um fim, porque o fim mesmo é o saber e a acumulação de conteúdo, sempre tão importantes nas nossas vidas enquanto indivíduos que querem evoluir e ir além!

O AVA, por exemplo, é um ambiente que se conecta ao Moodle por facilitar o funcionamento do seu sistema, permitindo que quem o utiliza esteja em contato direto com as diversas possibilidades de aprendizagem que ele de fato nos traz.

Eles se combinam de forma muito positiva para os estudantes, que passam a ter o acesso facilitado aos sistemas e conseguem aproveitar melhor o conteúdo didático que lhes é ofertado, tendo melhor acesso também aos professores e tutores, que estão prontos para ajudar no processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas e questões que sempre vão aparecer em algum grau ao longo do processo de aprender.

Como dito, a plataforma Moodle deve ser vista como um meio para o ensino, e o colaborador AVA como um facilitador, que conecta esses dois mundos de forma precisa e total, permitindo que todos se desenvolvam mais e melhor dentro de suas possibilidades e a partir das suas expectativas, sejam elas quais forem.

Maior conexão entre o colaborador AVA e os alunos

colaborar ava

Um dos pontos fortes do colaborador AVA é que ele conecta de forma mais profunda os alunos e a aprendizagem, facilitando o acesso desses estudantes ao material didático e aos professores, o que faz com que aprendam mais e melhor.

Em tempos em que estamos todos tão ligados ao uso da internet em computadores e em dispositivos móveis, nada melhor do que ter em mãos um sistema que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma simples e rápida, prática e direta, sem rodeios e sem desmandos, e que é de fácil uso, com toda a sua simplicidade e clareza.

É bem verdade que, se o aluno não está disposto a estudar, contar com esse advento não vai ser um estímulo, mas ele acaba dando força a quem quer sim a formação, mas não consegue atingi-la justamente porque não conta com sistemas que sejam práticos e que auxiliem de fato nesse processo de obtenção do conhecimento.

Nesses casos esses meios são fundamentais, porque aproximam estudantes e o seu alvo de interesse, que é o estudo, permitindo que eles aprendam cada vez mais e da forma mais didática e prática possível. A plataforma consegue se interpor às mazelas e às dificuldades do dia a dia, que impedem tantos estudantes de concluírem ou mesmo terem acesso ao estudo, facilitando a vida deles.

Nós acreditamos que a combinação desses dois elementos é fundamental para que você aprenda mais e melhor a cada dia, e para que os profissionais de educação consigam êxito total em suas empreitadas de ensino, que costumam ser atrapalhadas quando não contamos com a ajuda de sistemas tão funcionais e tão eficazes dentro da perspectiva da evolução do saber e do conhecer.

Contar com o colaborador AVA é importante porque faz com que o Moodle seja um facilitador da aprendizagem, enquanto esse primeiro sistema é um interlocutor entre os dois mundos, unindo o conhecimento e quem quer conhecer, o saber e quem quer saber!