Mobilização e Engajamento

Como se tornar um professor on-line e dar um salto na sua carreira

Rayane
Escrito por Rayane em 13 de junho de 2019
Como se tornar um professor on-line e dar um salto na sua carreira
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

Para muitos futuros educadores, os programas de ensino on-line são uma alternativa flexível e conveniente ao estudo. Saiba como se tornar um professor on-line e evoluir em sua carreira!

A maioria dos programas on-line permite que os alunos acessem tarefas, enviem trabalhos e façam exames remotamente.

Os programas de qualidade também oferecem acesso direto ao professor on-line, ao mesmo tempo em que fornecem orientações para você completar seus requisitos de ensino ao aluno.

Muitas instituições concedem diplomas de ensino on-line em vários níveis para acomodar alunos com diferentes planos de carreira. Saiba mais sobre o assunto!

Selecione CEO Diretor Coordenador Equipe de Tecnologia Equipe Pedagógica Professor Quero saber mais de EaD

Afinal, como se tornar um professor on-line?

Treinar para ser professor é um desafio, mas há uma série de benefícios consequentes em apostar uma carreira docente.

Você usará seus conhecimentos e suas habilidades para inspirar e educar a próxima geração, e, além disso, a variedade de seu trabalho significa que você ganhará muitas habilidades transferíveis em troca.

  • Você vai ver os jovens aprendendo e se desenvolvendo, o que significa que a satisfação no trabalho é garantida.
  • Além do mais, você terá amplas oportunidades para progredir em sua carreira.

Os educadores aspirantes podem escolher entre uma ampla gama de graus e especializações para o seu programa de ensino on-line.

Além do ensino-padrão do ensino fundamental ou médio, ser um professor on-line de qualidade significa dominar pelo menos o básico de campos especializados, que incluem liderança e administração, planejamento curricular, aconselhamento e educação especial.

Tente ganhar experiência com diferentes faixas etárias para te ajudar a decidir qual grupo é ideal para você como professor on-line.

  • A formação de professores abrange dois estágios principais; uma vez qualificados, os professores ganham experiência de ensino em estágios-chave, mas tendem a permanecer dentro da faixa etária que treinaram para ensinar.

Legalmente, o status de professor on-line significa que você está qualificado para ensinar a qualquer faixa etária e perfil de aluno.

Porém, é preciso descobrir seus pontos fortes – analisando informações e dados que você adquire on-line – e buscar ser o melhor de seu ramo para se tornar um professor on-line feliz com sua profissão.

Habilidades e qualidades para ensinar

Para se tornar um bom professor on-line, você precisa ter capacidade comprovada de se relacionar com os alunos, mesmo que por meio de telas.

  • É necessário desenvolver a sua consciência de como inspirar e motivar os seus alunos e promover boas relações de trabalho.
  • É preciso ter entusiasmo para os assuntos que você ensina em nível secundário. Mostre que você leu sobre este assunto em seu próprio tempo e está interessado nas questões educacionais atuais relacionadas.

Aposte em ter profundidade de conhecimento na faixa de idade/assunto e currículo relevante.

  • O conhecimento e a compreensão do assunto/faixa etária permitem que os professores on-line saibam como construir boas bases para o aprendizado e definir expectativas de desenvolvimento para seus alunos.

Aposte também na capacidade de transmitir seus conhecimentos aos alunos de maneira envolvente e compreensível.

Professores on-line inspirados desenvolvem excelentes habilidades de comunicação por meio de seu trabalho com jovens, e podem ensinar o currículo de diversas maneiras a estudantes que possuem diversos estilos de aprendizagem. Mais habilidades necessárias:

  • Confiança na sua capacidade de ensinar e na capacidade de ser um bom modelo, mesmo quando está sob pressão.
  • Grandes habilidades organizacionais, incluindo o gerenciamento das necessidades dos alunos, preparação de aulas, avaliações e assuntos disciplinares.
  • Dedicação, compromisso e resiliência. Excelentes professores on-line refletem sobre suas experiências e adaptam sua abordagem, aprendendo e melhorando constantemente.
  • A capacidade de lidar com conflitos e ser paciente e calmo em situações por vezes estressantes.
  • Integridade, que permite que os alunos ​​possam confiar em você como professor.
  • Um bom senso de humor.

Como o Moodle pode ajudar você a ser um professor on-line melhor

No Moodle, a atividade chamada “Livro” é descrita como um módulo de recurso simples e de várias páginas. Porém, é uma daquelas ferramentas que podem ser usadas de várias maneiras diferentes.

O livro tem uma página de título que descreve o que estará disponível durante o curso, reiterando prazos e outras informações importantes para os alunos.

  • Em seguida, podem ser criados “capítulos” individuais, de uma página por semana, sendo que a metade superior lista os materiais necessários e a metade inferior sugere os melhores materiais.
  • Cada meia página é carregada com links para livros e artigos gratuitos on-line, bem como para vídeos e sites que fornecem mais informações. É extremamente fácil de navegar.

Glossário

O glossário é outra atividade-padrão que está disponível no Moodle há muito tempo. Ele permite ao professor configurar um recurso que pode reunir entradas de dicionário ou outros tipos de materiais específicos para o uso dos alunos, como um glossário de curso ou uma ferramenta específica do curso.

  • As inscrições podem ser feitas por alunos ou professores, acompanhadas por uma página de comentários ou não, e organizadas em um esquema alfabético simples ou por categorias.
  • As inscrições podem conter o nome do autor e a data em que a entrada foi carregada, bem como podem ser interligadas.

Essa atividade simples pode se tornar criativamente complexa por um uso inteligente de configurações e opções.

O glossário auxilia para que cada aluno possa fazer upload de obras de arte no preenchimento de uma tarefa, ou coletar poesias ou outras amostras de escrita por conta própria, ou, ainda, representar o trabalho de autores favoritos.

Há também um plugin do glossário chamado “Export to quiz”, que permite aos professores exportar entradas do glossário para os tipos de perguntas de resposta curta, múltipla escolha e correspondência, expandindo, assim, as maneiras pelas quais o conhecimento do conteúdo de um glossário pode ser testado.

Conclusão

Ser um professor on-line pode ser um desafio, mas certamente é um caminho recheado de recompensas. Assim sendo, conferir dicas para fazer o melhor trabalho possível é essencial.

Uma ferramenta que pode auxiliar e muito o caminho de um professor on-line é o Moodle, depois que as habilidades para se tornar um forem dominadas. Aposte nessa ideia e dê um salto em sua carreira!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos