Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça o microlearning

Vivemos em um período em que para captar a atenção de alguém é necessário muito esforço e um conteúdo realmente significativo. Além disso, o ritmo de aprendizagem das pessoas mudou e as chances do seu colaborador prestar atenção em tudo durante um longo intervalo de tempo são bem curtas. Para resolver isso, temos o microlearning: uma forma de ensino-aprendizagem que acompanha esse ritmo acelerado.

Por isso, vamos explicar um pouco mais sobre o microlearning nesse artigo.

E-learning, B-learning, Pílulas do Conhecimento e Microlearning: qual a diferença?

A tecnologia tem possibilitado diversas transformações na educação, e com ela surgiram alguns conceitos:

E-learning


E-learning é abreviação para eletronic learning (aprendizado eletrônico) e significa um modelo de aprendizado a distância que funciona com algum suporte tecnológico, como, por exemplo, uma Plataforma EAD.

B-learning


B-learning é abreviação para blended learning (aprendizado misto) e significa um modelo de aprendizado que mistura o ensino presencial com o ensino a distância, utilizando tecnologias da informação para dar suporte ao ensino que não acontece presencialmente.

Pílulas do Conhecimento


Pílulas do conhecimento são pequenas doses de conhecimento independentes, ou seja, seria equivalente a aprender sobre um único assunto em três ou cinco minutos, sem conexão com diferentes pílulas.

Microlearning


O Microlearning traz aspectos que lembram cada um dos conceitos que apresentamos, mas não pode ser confundido com eles exatamente.

O Que é Microlearning?


Microlearning (do inglês micro aprendizagem) é uma abordagem de ensino que transmite pequenas doses de conhecimento em um curto espaço de tempo.

Qual é o objetivo do microlearning?


O objetivo do Microlearning é construir um conteúdo complexo através de pequenas pílulas, em forma de sessões de aprendizagem.

As aulas do Microlearning acontecem em um tempo curto, com uma linguagem simples, de fácil compreensão e podem contar com o apoio de recursos multimídia, como vídeos, por exemplo.

Por ter um conteúdo rápido, muitas pessoas optam por oferecer um curso de Microlearning em um ambiente online, pois é muito mais fácil disponibilizar videoaulas de 3 minutos em uma plataforma EAD do que promover encontros presenciais por um tempo tão pequeno.

Sendo assim, o Microlearning é uma ferramenta para auxiliar no aprendizado corporativo, pensado para atender as necessidades de organizações com muitos colaboradores e fluxo de trabalho muito intenso. Suas principais aplicações são conteúdos de contextualização e conteúdos de conexão e ele funciona como uma ponte entre grandes aprendizagens e tempo curto.

Acompanhe as tendências com a Avante Brasil


A sua instituição tem acompanhado essas tendências? Fique atento às últimas novidades do mercado. Instituições inovadoras acompanham de perto as tendências de novos serviços e produtos.

Na Avante Brasil Tecnologias Educacionais nós temos a solução perfeita para o seu EAD. Agende uma reunião com um dos nossos especialistas e saiba mais.