Cursos de HTML 5 utilizando o Camtasia

Cursos de HTML 5 utilizando o Camtasia

Para início de conversa, precisamos esclarecer algumas coisas: o que é HMTL 5 e o que é Camtasia? Depois de esclarecidos esses conceitos, vamos nos aprofundar em como preparar cursos de HTML 5 utilizando o Camtasia.

Então, vamos lá: primeiramente, o que é HTML 5?

HTML é uma linguagem de programação utilizada para produzir conteúdo na web, como imagens, textos, vídeos, qualquer atividade audiovisual.

O HMTL 5 é a versão mais recente dessa linguagem (que foi criada por meados dos anos 1980), chegando a ser finalmente atualizada para sua quinta versão em 2004.

O HTML 5 fornece ferramentas práticas, que facilitam o trabalho de linguagens de estilização de páginas utilizadas nele, deixando que o website seja leve e ainda funcione perfeitamente.

Entendido que o HTML 5 é uma linguagem de web, podemos avançar.

O que é o Camtasia?

Camtasia é um programa de edição e fabricação de vídeos que trata de toda a produção, desde a captura da tela até as considerações finais.

Com esse software, você pode capturar a tela do seu computador, ao mesmo tempo em que captura a imagem de sua webcam e o áudio do seu microfone. É claro que, para capturar as três coisas, é necessário fazer a configuração, mas essa é essencialmente a função do programa.

O Camtasia gera vídeos de qualidade, e você pode escolher a resolução que será oferecida. O programa tem a função de reduzir o tamanho do arquivo para estar de acordo com as necessidades do editor.

Com esse software você tem como narrar o que você está filmando, como em vários tutoriais encontrados na internet: a tela do computador é gravada enquanto a pessoa explica o que está sendo feito.

A narração auxilia na produção de cursos gravados pelo Camtasia, pois você não apenas mostra nem apenas faz: você compartilha toda a experiência de criação ou desenvolvimento com a câmera e com o microfone.

Gravar a imagem da webcam também é muito funcional para quem vai produzir cursos on-line. Assim, quem assiste pode não apenas ver o que você faz e ouvir o que você fala, mas pode conferir suas expressões faciais e possíveis gesticulações.

camtasia

A edição fornecida pelo Camtasia é excelente: possui opção de zoom em pontos específicos, adição de músicas, vídeos, fotos e até mesmo legendas para o vídeo que você está editando.

É uma ferramenta completa para a criação de conteúdo audiovisual, principalmente tutoriais na internet ou cursos on-line.

A interface desse programa é autoexplicativa, possui uma forma de compreensão rápida e auxilia o usuário a editar seu vídeo sem complicações.

Para deixar seu vídeo com um ar mais profissional e impressionar quem está assistindo, outra função do programa é a inserção de filtros para os vídeos.

O Camtasia, com todas essas ferramentas, é perfeito para criações de videoaulas, tutoriais e vídeos com fins educativos.

Como realizar a criação de cursos de HTML 5 utilizando o Camtasia?

Como visto acima, o HTML 5 é uma linguagem de programação, ou seja, feita no computador para ser aplicada na web,e, posteriormente, ser interpretada pelos navegadores web.

O Camtasia iria auxiliar muito nessa produção, já que, com seu sistema de gravar três recursos ao mesmo tempo, o aluno do curso de HTML 5 irá não só acompanhar seu quadro, que seria a tela do computador, como também seus gestos e fala.

 

Com esse programa a sua videoaula ficará mais dinâmica e interessante para quem a assiste. Assim, você pode fazer com que um curso de HTML 5 seja mais procurado e de maior repercussão.

O programa Camtasia é ideal para você que deseja começar a oferecer curso on-line de HTML 5, deixando toda a sua produção mais profissional!

Um guia prático para planejamento de curso on-line

Oferecer um curso on-line é uma grande ideia, mas é necessário planejamento para que este seja considerado um sucesso. Estamos vivendo um período em que a educação a distância (EaD) está supervalorizada, e até mesmo por isso há necessidade de organização, para que o seu curso sobressaia entre demais.

O primeiro passo é fazer um planejamento de estratégias: qual material você irá usar? Quem é o seu público? Quanta concorrência você tem e quais são os pontos parecidos?

Depois, aprofunde-se no conhecimento sobre seu público: para quem você irá fazer as videoaulas? Qual a idade e os interesses desse público? Onde mora? O que busca de conhecimento? Enfim, você deve se colocar como uma persona e desvendar as características.

camtasia

É de suma importância que você avalie quem é a sua concorrência, com que tipo de cursos você está brigando e como você poderá, possivelmente, ganhar mais destaque que os outros.

Pense em quais níveis de conhecimento você vai abordar, se irá começar do básico e ir avançando até chegar em níveis mais evoluídos, se terá explicação da história do HTML 5 e qual linguagem comunicativa você irá utilizar no curso.

Você deve se perguntar se quer que o curso seja mais abrangente, se será de conhecimentos mais específicos, e focar muito bem qual público você deseja atingir, quem você está procurando, para que haja um retorno mais rápido.

É importante também fazer a divisão dos conteúdos para que a linha de raciocínio que está sendo seguida fique clara. Não chegue com um assunto básico e pule para um avançado; siga uma linha de evolução.

Outro tópico que você deve abordar é quanto tempo terão as aulas que você vai preparar e de quanta duração será o curso. Isso só conseguirá ser definido se você preestabelecer quais serão os temas abordados. Seguindo esse guia prático de planejamento de curso on-line você conseguirá montar, de forma eficiente e chamativa, o seu curso de HMTL 5 utilizando o Camtasia. Afinal, terá um programa incrível em suas mãos e um plano que só poderá trazer sucesso!