Cursos EaD com diversidade de recursos têm menor evasão

Cursos EaD com diversidade de recursos têm menor evasão

Normalmente, os cursos de educação a distância (EaD) exigem dedicação e disciplina por parte dos estudantes, devido a ser necessário reservar um tempo na rotina para estudo. Esses tipos de cursos garantem autonomia para que se possa conciliar as atividades do dia a dia com os estudos.

Assim, é necessário que se volte a atenção para aqueles alunos que trabalham e conciliam os horários livres com as atividades virtuais, sendo bastante cansativo seguir adiante com o curso, especialmente se tal horário encaixa-se em um período noturno, o qual é um momento de repouso.

Com isso, caso as aulas não sejam muito atrativas e não proporcionem conteúdos mais persuasivos e dinâmicos, é provável ocorrer a desistência por parte dos alunos.

Saiba mais sobre os cursos EaD com diversidade de recursos que têm menor evasão

cursos ead

Com o avanço da tecnologia, as instituições de ensino procuram a construção de plataformas de conhecimentos por meio de gestão de aprendizagem pela internet, em que a visão clássica vem sendo substituída por sistemas on-line e cursos EaD, também conhecidos como cursos a distância.

Os cursos EaD são considerados como uma excelente alternativa para aqueles que necessitam de um ensino de qualidade sem que seja preciso sair de casa, podendo ser feito em qualquer hora e local, conforme a sua disponibilidade, por meio de notebook, computador, tablet ou smartphone que esteja conectado à internet.

Como funciona o planejamento de curso on-line na plataforma Moodle?

A plataforma Moodle, ou Modular Object Oriented Distance Learning, é um sistema que gerencia a criação de cursos on-line. Os cursos EaD têm ganhado cada vez mais espaço nesse universo de informações.

Atualmente, conforme o Censo da Educação Superior, são milhões de matrículas em bacharelado, licenciatura e cursos tecnólogos na modalidade cursos EaD no país, pois como a EaD tem crescido muito, tais cursos podem até mesmo superar os presenciais.

Os cursos tecnólogos e de graduação, citados acima, deixam de fora uma grande parcela dos cursos livres, que normalmente são promovidos pelos produtores individuais que usam a plataforma Moodle para a transmissão dos seus conhecimentos.

Assim, tais produtores de conteúdo podem variar entre aqueles que buscam levar isso como um hobby, ou seja, para ter uma renda extra, ou então aqueles que vivem disso com a venda de cursos on-line.

Por isso, para que você torne o seu curso on-line mais interessante, não basta somente que possua uma videoaula atrativa, pois é necessário que você procure extrair ao máximo todas as opções que tal ferramenta pode lhe garantir, mantendo os estudantes entretidos e transmitindo o conteúdo de uma maneira que não seja maçante.

Sendo assim, por meio de uma plataforma Moodle você pode conseguir setorizar todas as discussões dos fóruns, o que facilita muito a busca pelo tópico que o estudante deseja.

Sobre a diversidade de recursos com menor evasão nos cursos EaD

cursos ead

Geralmente, evasão é a desistência, de forma definitiva, dos estudantes no decorrer de um curso, em que as principais causas podem ser:

  • A falta do domínio frente às tecnologias de comunicação e as dificuldades para poder acompanhar todas as atividades virtuais.
  • As dificuldades para poder expor as ideias e a comunicação de forma on-line.
  • A falta de contato presencial.
  • E, por fim, a falta de hábito de autonomia e de leitura.

Com isso, uma das formas de manter os estudantes encontra-se na qualidade de todos os conteúdos dos cursos EaD. As principais características para que ocorra a menor evasão são:

  • É preciso que o curso seja mais atrativo. Deve-se avaliar se o conteúdo da aula é interessante para o aluno que ficou diversas horas trabalhando.

Por isso, não se deve ter páginas cheias de textos longos e complexos, sendo necessário mesclar a fala do locutor com imagens que sejam explicativas, além de exercícios que sejam de fácil assimilação.

Além disso, a principal ideia não é simplesmente jogar a tarefa no final de cada aula, após o aluno ler inúmeras páginas de conteúdo, mas sim no decorrer do conteúdo, para que ele consiga memorizar melhor todas as informações e notar se compreendeu ou não.

É preciso que o aluno sinta proximidade com as aulas, além de participar de pelo menos uma aula ao vivo com o professor; isso mostra que ele não se encontra sozinho e acaba humanizando a relação.

  • É necessário que o conteúdo seja persuasivo, em que frases questionadoras são bem mais interessantes do que as afirmativas; porém, não basta somente que seja criada uma indagação.

Assim, é preciso que se gere polêmica, que se faça com que o aluno pense sempre nos porquês e tenha vontade de chegar até o fim do texto ou então de um vídeo para que tenha uma resposta, despertando nele a curiosidade para que tenha o interesse de aprender cada vez mais.

  • Outro ponto importante é que as aulas sejam dinâmicas e interativas, pois o avanço da tecnologia tem proporcionado diversos recursos e possibilidades para que os cursos EaD sejam aplicados; tais recursos de integração podem facilitar a aprendizagem.

Assim, alguns recursos que podem ser usados nos cursos são plataformas de cursos on-line, formatos para os dispositivos móveis, jogos, entre outros.

  • É interessante que haja relevância da mediação. Nos cursos EaD existe a necessidade do acompanhamento e da mediação de atividades por um professor, além de ferramentas tecnológicas que garantam que os estudantes saibam do seu desempenho.

A mediação e os feedbacks podem funcionar como formas de motivação e de desenvolvimento de um processo de ensino e de aprendizagem, em que a comunicação ocorre por escrito, via troca de mensagens, postagens em fóruns, entre outras formas.

Além disso, a qualidade dos feedbacks é um grande fator determinante para a diminuição da evasão, pois garante mensagens que são personalizadas, e não automáticas, mantendo, com isso, os laços da relação entre professores e alunos.

Portanto, os cursos EaD têm garantido o acesso da educação às pessoas que antes não tinham a chance de estudar, seja pela falta de tempo, seja de oportunidades, ou mesmo por dificuldades financeiras, sendo essa uma modalidade em ascensão e que atualmente tem representado forte influência de conhecimento e perspectivas positivas.