Customização do Moodle: coloque sua identidade na plataforma EaD

Customização do Moodle: coloque sua identidade na plataforma EaD

Para iniciarmos este artigo, precisamos explicar como é o funcionamento da plataforma Moodle, e como é possível colocar sua identidade na plataforma de educação a distância (EaD) por meio de customização.

O Moodle é uma plataforma de ensino, seja ele a distância, seja presencial. Por meio dele você consegue manter dados, trabalhos, documentos e questionários sobre uma matéria, todos on-line, com possibilidade de download, caso autorizado.

É uma plataforma de criação: permite desenvolvimento de ambientes virtuais personalizados e de fácil elaboração, com uma interface clara e objetiva, que possui recurso de arrastar e soltar itens e ferramentas bem explicadas.

Como funciona a customização da plataforma Moodle para EaD?

customização

O Moodle é uma plataforma de código aberto, licenciada pela GNU. O código aberto significa que qualquer pessoa pode alterar e personalizar conforme suas necessidades.

Pode ser utilizada tanto por pessoas quanto por empresas ou instituições que tenham ou não a finalidade comercial. Também é constantemente atualizada e revisada para preencher as necessidades dos desenvolvedores.

Além disso, está disponível em vários idiomas: cerca de 120 línguas até hoje. Isso ocorre graças ao código aberto, que permite que as pessoas mexam no Moodle, customizando como querem e precisam.

Uma das formas de customização do Moodle é por meio de plugins e integração de aplicações externas, que podem tanto ser criadas por você quanto baixadas gratuitamente na internet. Os plugins e as aplicações permitem uma maior funcionalidade específica da plataforma.

Apesar de ser um código aberto e poder ser alterado por qualquer indivíduo ou empresa, o Moodle possui uma segurança de ponta, que não permite acessos desconhecidos e não autorizados.

Essas características fortalecem a ideia de que essa plataforma é a mais ideal para criação de um ambiente de estudos on-line, por causa da sua vantagem de concentrar muita informação em um só lugar, e também por ser de grande elasticidade.

Você pode incluir no Moodle as atividades que precisam ser feitas, material didático, vídeos, textos, questionários e afins. Além disso, pode adicionar lembretes de datas importantes, que avisam no e-mail do aluno.

O formato tópico é o ideal para customizar o seu Moodle, por ter mais opções de flexibilidade, separando as unidades por partes e desenvolvendo como você gostaria que sua plataforma ficasse.

Você pode procurar plugins que tenham opções de trabalho com abas diferentes, um que se encaixe melhor no seu ensino a distância.

Existem formatos de plugins que separam abas por cores, o que pode ser muito vantajoso em casos de separar materiais em vídeo de textos, questões para serem entregues de questões para treinamento; enfim, é uma boa maneira de categorizar seu Moodle.

Alguns outros plugins permitem que você coloque ícones nos tópicos, crie subtópicos que podem ficar recolhidos, e, quando forem clicados, se expandirão, entre outras funções.

O formato de grades é mais visual, e pode ser útil caso você esteja pensando em algo de mais rápido acesso, por promover uma visualização da tarefa. Nesse tipo de formato, é possível a inserção de imagens para a face de cada módulo.

A implantação de menus é interessante para quem tem uma grande quantidade de material para disponibilizar, pois irá transformar seus tópicos em um bloquinho de menu. Lembrando que também pode ser colorido diferentemente.

Caso você goste de algo mais moderno, coloque sua identidade na plataforma EaD com plugin de botões. Eles deixam o visual mais limpo, claro, e com um ar de modernidade.

customização

Para quem é chegado em datas, prazos de validade e afins, existe um plugin que deixa seus tópicos separados por períodos, sendo da sua opção escolher um prazo para eles (em dias, meses ou anos).

Em caso de períodos, você pode configurar para que sejam recolhidos os tópicos passados, e os tópicos futuros sejam exibidos conforme o tempo passa. Esse tipo de plugin não altera muito o visual, mas, caso você queira, pode desenvolver um que o faça.

Existem formatos de plugins em tarefas e tópicos, nos quais você pode estabelecer uma tabela com atividades que foram dadas e se o aluno as entregou. Em caso afirmativo, qual nota tirou, qual era a nota média e se foi aprovado ou não. Esse é um plugin interessante tanto para a organização do professor quanto para a do aluno, que pode ter acesso visual às suas notas e conferir se deixou algo para trás por desatenção.

Caso você encontre um tema para seu Moodle na internet e queira customizar a sua plataforma EaD com ele, a sua aplicação não é difícil: você precisa baixar o tema, descompactá-lo e colocar na pasta referente ao tema que quer mudar; depois, entrar no Moodle como administrador, ir nas configurações e selecionar o tema desejado.

É interessante que você pense no seu aluno na hora de customizar o seu Moodle, ainda deixando com a sua personalidade, claro, mas com uma noção do que será interessante para ele.

Por isso, tente deixar sua plataforma mais visual do que de leitura. Procure inserir imagens que façam sentido e que se correlacionam com o módulo ou tópico. Outra coisa interessante é você manter um padrão de cores para não confundir seu aluno.

 

Planeje exatamente como você quer customizar o seu EaD para deixá-lo com a sua cara, mas o faça pensando na organização, para que não haja poluição visual.

Uma plataforma organizada permite que o aluno faça mais gosto de utilizá-la e entenda quais atividades precisam ser feitas, qual material está disponível para ele.

Tente elaborar cores para a importância do assunto. Você pode utilizar da informação visual para facilitar a linguagem da plataforma com o aluno. Por exemplo: tópicos em vermelho devem ser verificados com urgência.

Você também pode misturar plugins de uma maneira prática para a sua plataforma. Por exemplo: utilizar de tópicos e tarefas juntamente a tópicos por períodos, deixando-os sincronizados principalmente com cores.

Customizar sua plataforma é uma maneira de cuidar da sua aparência virtual, e deixá-lo com a sua identidade faz dele um Moodle único. A customização só precisa ser bem pensada, para que seja agradável ao professor e ao aluno.