Treinamentos Corporativos

Descubra como criar uma universidade corporativa na sua instituição

Rayane
Escrito por Rayane em 13 de junho de 2019
Descubra como criar uma universidade corporativa na sua instituição
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

A criação da universidade corporativa na instituição é considerada uma ferramenta excelente por inúmeras organizações quanto à capacitação de funcionários, de clientes e de fornecedores.

Assim, pode-se dizer que é uma boa alternativa para as instituições que estão buscando a melhoria dos resultados em relação ao desenvolvimento das pessoas, sendo um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento.

Por isso, é possível se deparar com inúmeros aspectos no dia a dia de trabalho que acabam não sendo abordados pelo ensino acadêmico, sendo o preenchimento dessa lacuna uma das principais vantagens da universidade corporativa.

Selecione CEO Diretor Coordenador Equipe de Tecnologia Equipe Pedagógica Professor Quero saber mais de EaD

Saiba mais sobre como criar uma universidade corporativa na sua instituição

Normalmente, nessa modalidade, os cursos são bastante alinhados às necessidades das instituições e procuram contar com abordagens mais práticas do que teóricas.

As aulas sempre ajudam os alunos na compreensão de uma forma mais rápida dos principais objetivos e valores da instituição, o que melhora muito as habilidades técnicas, gerando maior engajamento.

Dessa forma, para que sejam aproveitadas todas as vantagens que a universidade corporativa sempre tem a oferecer, as instituições procurar fazer um planejamento dos seus cursos e realizar sempre os investimentos mais corretos.

Pensando nisso, vamos detalhar a seguir quais são os principais passos para que você possa criar uma universidade corporativa na sua instituição, desenvolvendo um plano eficiente para os seus colaborados. Confira!

Faça o mapeamento das suas necessidades de capacitação

Antes do desenvolvimento da universidade corporativa, é necessário que você descubra quais são os assuntos que serão abordados no plano de ensino, e, para isso, é preciso reunir as lideranças da instituição e realizar um levantamento de quais são os temas que necessitam ser reforçados entre o time.

Os cursos de liderança, cultura organizacional, gestão de pessoas e utilização de ferramentas específicas são os principais exemplos das demandas às quais se recorre para a capacitação profissional nas instituições.

Além disso, o essencial é que os assuntos procurem ser escolhidos conforme as necessidades da instituição, pois assim eles serão relevantes para os funcionários e irão gerar resultados que serão reais para o empreendimento.

Faça a escolha de um método de ensino que seja eficiente

Ao se falar de um ensino em uma instituição, logo se pensa nas plataformas on-line, que buscam estimular o estudo a distância e sejam de fácil acesso para todos os colaboradores.

Com isso, o uso da tecnologia a favor da instituição é algo muito importante, mas não deve ser o único ponto levado em conta, sendo outro método de ensino um fator essencial para um desenvolvimento de uma universidade corporativa eficiente.

Geralmente, diversas instituições procuram investir em treinamentos contínuos e, mesmo com isso, acabam não tendo sucesso quanto à capacitação dos seus profissionais. Assim, o principal problema nesses casos encontra-se na abordagem dos conteúdos.

Somente realizar a transmissão de conhecimento não é o suficiente; é necessário transmitir de uma forma que o aluno absorva realmente o que está sendo passado.

Por isso, uma ótima maneira para atingir tal objetivo é o investimento nos cursos gamificados, isto é, naqueles que usam mecânicas de jogos para a transmissão de conhecimento, em que tal ferramenta procura contar com níveis de dificuldade e recompensar por conquistas, o que faz com que o aluno fique em um sistema de imersão no conteúdo.

Tal método procura ainda dialogar com algumas situações práticas e ajudar os colaboradores a encontrarem soluções para alguns problemas, simulando a realidade, prendendo o interesse deles e os estimulando na busca por objetivos individuais dentro do jogo, o que faz com que se divirtam e se sintam desafiados, melhorando a experiência de aprendizado.

Sobre a educação corporativa

Quanto à educação corporativa, essa é uma maneira coordenada de gestão de pessoas que é integrada com a gestão de conhecimentos, sendo orientada com a estratégia de longo prazo de uma instituição.

Assim, ela trata de articular, de forma coerente, as competências individuais e organizacionais quanto ao contexto mais amplo da instituição, em que as práticas de educação corporativa são intrinsicamente relacionadas com o processo de inovação na instituição, além do aumento da competitividade dos produtos ou serviços.

Dessa forma, a educação corporativa tem crescido muito em tal contexto, em que a sua necessidade de treinamento tem se tornado cada vez mais crescente no meio das instituições com o foco no alcance real dos resultados.

Assim, tanto os líderes quanto os colaboradores necessitam realizar uma reciclagem dos seus conhecimentos e procurar valer-se do aprendizado de forma contínua, para poderem melhorar o tempo gasto nas tarefas diárias, e, com isso, conquistarem sempre os maiores objetivos.

No entanto, para que isso se torne verdadeiramente real, primeiramente é preciso entender que a instituição não é a única que detém conhecimento, em que é preciso a identificação do potencial nos colaboradores, e, com isso, buscar incentivá-los para cada vez mais buscarem inovação e novos conteúdos.

Outro fator extremamente importante é quanto à tendência de que os modelos organizacionais têm se tornado cada vez menos formais, o que acaba facilitando a interação e a comunicação entre as pessoas nesse meio, onde tal tendência já é considerada como uma realidade para diversas instituições atualmente.

Com isso, a educação corporativa nas instituições, quando bem feita, possibilita uma maior eficiência quanto à tomada de decisões, além de mais rapidez para resolver as tarefas diárias e o potencial da melhoria da comunicação interna.

Portanto, criar uma universidade corporativa na sua instituição é extremamente importante para o sucesso da empresa, em que basta que você siga as dicas e procure aplicá-las no seu negócio. Com o planejamento e os métodos corretos, você provavelmente irá notar rapidamente os resultados na sua equipe.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos