Fábrica de cursos

Design instrucional: o diferencial de um curso de qualidade

Bianca
Escrito por Bianca em 13 de junho de 2019
Design instrucional: o diferencial de um curso de qualidade
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

Os cursos de ensino a distância são bastante procurados nos dias de hoje, por conta da correria do dia a dia e por serem mais baratos em comparação com os presenciais. E, para auxiliar esse ensino que está crescendo, temos o design instrucional.

Com o design instrucional conseguimos produzir um conteúdo de curso on-line diferenciado, melhorado, com uma melhor programação do curso e um desenvolvimento de métodos de aprendizagem mais eficientes.

O que é o design instrucional?

design instrucional é um recurso tecnológico dentro da área da educação. Ele tem como objetivo facilitar o ensino a distância, como cursos on-line ou treinamentos feitos em empresas.

Por mais que o ensino a distância exista há bastante tempo, de uns anos para cá ele tem crescido bastante. O dia a dia das pessoas tem ficado cada vez mais acelerado, com pouco tempo para estudo e falta de disponibilidade para comparecer em cursos presenciais.

Além disso, os valores de cursos presenciais são muito maiores que os de ensino a distância, e também os custos que são gerados pelos cursos presenciais são maiores, devido à locomoção e, muitas vezes, à alimentação.

No ensino a distância, temos variados tipos de pessoas, de diversas localidades, que realizam as tarefas em tempos diferentes, momentos diferentes; enfim, é uma outra realidade.

O design instrucional irá, então, estudar uma engenharia da Pedagogia, objetivando desenvolver um melhor método de aprendizagem, de técnicas e de recursos que poderão ser usados para a educação a distância (EaD).

designer instrucional vai planejar, organizar e desenvolver materiais de estudo e métodos que irão auxiliar na facilitação do aprendizado, a partir dos conhecimentos que foram adquiridos por ele. Lembrando que não é apenas para cursos on-line: o design instrucional também serve para cursos presenciais e semipresenciais.

Os objetivos do design instrucional são: desenvolver novas habilidades práticas, arranjar soluções para uma passagem de conhecimento que seja eficaz e bastante clara, para melhor compreensão e absorção do conteúdo por parte do aluno, bem como uso eficaz da tecnologia.

Todos esses objetivos buscam alcançar grandes resultados, melhorados por meio de um sistema de aprendizagem que oferece mais aos alunos.

Vantagens de usar design instrucional

A maior vantagem que o design instrucional pode trazer é uma educação feita em todo um processo, pensando nas necessidades do público-alvo e nos aprimoramentos que podem ser feitos para um desempenho melhor.

Com o design instrucional você faz primeiro uma análise específica de público-alvo, e depois uma análise detalhada de como produzir um bom material para o aluno, quais tarefas devem ser aplicadas para melhorar o desempenho dele.

Com as análises feitas pelo designer instrucional, você pode melhorar seus conteúdos, pois tais análises trarão informações muito relevantes.

O processo de aprendizado feito pelo design instrucional é interessante e também gera lucros para a empresa, já que um material de qualidade vai trazer resultados e maior procura pelo curso.

Como utilizar o design instrucional

Como citamos anteriormente, o design instrucional é uma tecnologia aplicada diretamente na educação, e, juntamente dela, existe uma técnica que sustenta a aplicação prática desse método.

Em design instrucional temos o seguinte modelo:

  • Analisar.
  • Estruturar.
  • Desenvolver.
  • Implementar.
  • Avaliar.

Ao analisar, serão focados público-alvo, suas necessidades, aprendizagem e o que ela visa, bem como avaliações que serão aplicadas.

Ao estruturar, são pensadas as formas com que serão apresentados os conteúdos, geralmente seguindo um storyboard, para estruturar melhor o material em uma ordem que facilite o entendimento do aluno.

No desenvolvimento, você aplicará a análise e a estrutura, produzindo todos os conteúdos necessários, e vai verificar se o seu público-alvo possui interesse nesses conhecimentos e se os aproveita.

Na implementação, você irá realizar comparações e, consequentemente, efetuar verificações sobre a implementação do processo, se ela está ocorrendo conforme planejado.

Para disponibilização do conteúdo, você utilizará uma plataforma LMS, tal qual a plataforma Moodle, Google Classroom, Canvas e outras conhecidas.

Durante a avaliação, você vai ver se os objetivos foram atingidos. Nessa fase, irá pensar em alguns detalhes como: o programa foi executado conforme planejado? Qual foi o material aprendido? O custo-benefício foi bom? Preciso complementar meu trabalho com algo? Alcancei os objetivos?

No final, você irá fazer todas essas avaliações para verificar se o método de aprendizagem foi de fato otimizado, se tornou o aprendizado mais eficaz e de rápida assimilação por parte do aluno.

No geral, o design instrucional tem vantagens óbvias, por trazer muitas melhorias para a atmosfera do aprendizado on-line, seja em cursos de ensino a distância, seja em cursos de treinamento de empresas; enfim, uma otimização do aprendizado.

Tenho um servidor EaD, como calcular se preciso de um servidor?

Um servidor é basicamente um computador, mas com especificações diferentes, mais potentes e específicas para suportar bastante material e pessoas conectadas a ele.

O servidor é onde sua plataforma EaD ficará conectada. E, como toda plataforma de ensino a distância, muitas pessoas irão se conectar ao mesmo tempo nessa plataforma, o que demanda um bom computador, com qualificações específicas, para que consiga dar conta de toda a demanda.

Além do mais, todos os dados que são coletados, que precisam ficar dentro da plataforma, são mantidos no servidor.

Um servidor, ou seja, um computador muito robusto, precisa ficar conectado todos os dias e a todo momento à internet, para que os alunos e os tutores possam entrar na rede sem problemas e ter acesso ao conteúdo.

Para que o sistema não fique fora do ar, é recomendado colocar seu servidor em um nobreak, bateria externa ou qualquer fonte que não deixe uma queda de luz atrapalhar a sua funcionalidade.

Você irá aprender a calcular a necessidade de servidor para a sua EaD, conforme a quantidade de alunos e de tutores que irão acessar o seu curso. O ideal é que a plataforma não seja suportada por computadores comuns, e sim um servidor, seja ele simples, seja robusto.

Por isso, ao fazer o design instrucional de todo o seu sistema educacional e colocá-lo em prática, analise também a necessidade de um servidor.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos