Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Dicas para aproveitar o moodle 4.0

O Moodle 4.0 é um sistema de código aberto para a criação de cursos online. Confira algumas dicas para aproveitar o sistema.

Também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o moodle 4.0 é utilizado por alunos e professores como ferramenta de apoio ao EAD em mais de 220 países.

Sigla em inglês para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou seja, Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto, o Moodle funciona como uma sala de aula online onde professores podem disponibilizar material didático e propor tarefas interativas, como testes e discussões em fóruns. Para os alunos, o ambiente facilita a troca de conhecimento e de arquivos multimídia.

O sistema consiste em um software livre e de código aberto, o que significa que qualquer pessoa ou instituição pode fazer o download do programa e adaptá-lo conforme suas necessidades. Com isso, programadores, designers e educadores de diversos países podem contribuir para o desenvolvimento do produto de forma colaborativa.

Recursos da plataforma Moodle 4.0

  • O moodle pode ser utilizado para:
  • Criar aulas online por meio de videoaulas;
  • Estimular o aprendizado compartilhado por meio dos fóruns;
  • Compartilhar arquivos;
  • Gerenciar cursos;
  • Interagir com outros professores e alunos por meio de chats ou fóruns.

Siga essas dicas para aproveitar seu moodle 4.0 ao máximo:

  1. Criar e gerenciar salas de aula virtuais
    Nelas, os alunos podem acessar vídeos, documentos e testes. Um chat do curso também pode ser ativado, permitindo que os alunos se comuniquem com os professores e outros alunos em um ambiente seguro. Cada sala de aula e curso do Moodle podem ser personalizados pelo administrador. Por exemplo, um professor pode optar por fornecer um espaço de compartilhamento de conteúdo que os alunos possam editar, enquanto outro pode optar por usar um fórum privado para discussões online.
  2. Armazenamento de arquivos
    O Moodle funciona como um local para armazenamento de conteúdos, sejam documentos, vídeos, imagens ou áudios. Ele consegue fazer o seu próprio cronograma de estudos, sem precisar seguir uma ordem preestabelecida. Além disso, a organização é feita por meio de pastas temáticas, o que ajuda o aluno a enxergar o que precisa de forma mais rápida – essa é mais uma forma de Moodle como usar para auxiliar sua interação com a plataforma.
  3. Interação
    No Moodle, é possível criar salas de bate-papo (como se fossem as comunidades do extinto Orkut, onde era possível criar tópicos de assuntos e assim interagir através de mensagens). É preciso ter um espaço em que os alunos possam trocar ideias e tirar suas dúvidas com os professores. Algumas instituições fazem dessa interação uma forma de distribuir os pontos do semestre.
  4. Atendimento por meio de agendamento
    Nessa ferramenta do Moodle como usar, os alunos podem agendar reuniões com os professores. Para sua correta utilização, é importante que o professor especifique os horários, o dia e o período em que ele ficará disponível no sistema para esse atendimento, e os alunos ficam responsáveis por marcar o seu horário no sistema.

Como criar um AVA para minha instituição?


Certamente você deve estar se perguntando como ter um ambiente virtual de aprendizagem na sua instituição. Em primeiro lugar, basta contratar uma plataforma EaD.

Ademais, aqui na Avante Brasil realizamos todas as etapas necessárias para a disponibilização do ava para o seu projeto de educação a distância.

Sendo assim, fale com um dos nossos especialistas e veja a melhor opção de projeto, infraestrutura e recursos necessários para a sua instituição e comece agora seu projeto.