Fábrica de cursos

Editor de vídeo: descubra qual poderá fazer seu curso alavancar

Bianca
Escrito por Bianca em 13 de junho de 2019
Editor de vídeo: descubra qual poderá fazer seu curso alavancar
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

Nos dias atuais, a videoaula é considerada um dos métodos mais usados e didáticos para cursos. Ela ajuda a poupar o tempo na sala de aula e também é muito usada em cursos de educação a distância (EaD). Assim, vale a pena conhecer um bom editor de vídeo para alavancar o curso.

Porém, mesmo sendo um dos métodos mais preferidos, a videoaula ainda não é totalmente aprovada por muitas pessoas, pois sempre existem aqueles que não são muito fãs da tecnologia ou não possuem habilidades para fazer a edição de vídeos.

Muitas vezes a edição de vídeo torna-se uma tarefa um pouco complexa e demorada, se você utilizar ferramentas inapropriadas e erradas, e, com isso, é preciso que você se certifique de que está utilizando uma versão recente de um bom editor de vídeo disponível no mercado.

Conheça mais sobre o editor de vídeo e descubra qual poderá fazer seu curso alavancar

Para que a videoaula do curso seja bem planejada e atraente aos estudantes, é preciso que você escolha um excelente editor de vídeo. Um vídeo bem editado é responsável por alavancar o seu curso.

Normalmente, ter conhecimento sobre como editar os vídeos feitos para o seu público, de uma maneira que a edição pareça profissional, é essencial para que você faça a captura de audiência para o seu curso e o alavanque.

A maioria das pessoas já sabe que é bastante forte o apelo da videoaula em cursos, e, por isso, é interessante que você leve em consideração o recurso do editor de vídeo, caso queira ter sucesso.

Com isso, primeiramente, no momento de iniciar a edição, é preciso que você descarregue os vídeos da sua câmera para o seu computador, para que você tenha os recursos para trabalhar nessa edição.

Você pode usar um cabo USB, que normalmente vem junto com a sua câmera, ou então realizar a transferência para o computador diretamente, por meio do cartão de memória, caso o computador possua entrada para esse cartão.

Esse processo de transferência dos vídeos geralmente pode acabar sendo um pouco demorado, conforme a quantidade de arquivos e a resolução ou o tamanho deles. Uma dica interessante é que você separe os arquivos em pastas, para lhe ajudar na organização da sua videoaula.

Confira a seguir alguns editores de vídeo que você pode utilizar para criar a sua videoaula e fazer o seu curso alavancar:

  • O Camtasia é um dos programas de edição de vídeos mais utilizados, possuindo ferramentas especialmente para aqueles que produzem vídeos com o foco em conteúdo, isto é, que sejam mais educativos, como o caso de videoaulas ou tutoriais, sendo um dos recursos mais interessantes a captura de tela.
  • O Lightworks é outra opção utilizada por muitos profissionais que precisam de recursos mais avançados, pois garante ótimos resultados para videoaulas de qualidade e sem pagar caro. Além disso, ele apresenta uma interface fácil e intuitiva de se usar, oferecendo resultados de nível mais profissional.
  • O Final Cut é um software profissional que se encontra disponível apenas para clientes Mac. Ele proporciona inúmeros recursos de edição para deixar a videoaula mais profissional. Normalmente, é utilizado desde as edições de vídeos mais básicas até produções maiores. A versão gratuita só dura um mês; após isso, é preciso ter uma licença de uso.
  • O Premiere já é conhecido por ser um programa enxuto, oferecendo diversas possibilidades profissionais quanto à edição de vídeos. A princípio, ele é mais complicado de ser usado, porém, com certos tutoriais, você terá acesso a uma infinidade de recursos e descobrirá os atalhos do programa.
  • O Sony Vegas é um programa profissional para editar vídeos, muito completo, robusto e eficiente, sendo até preciso um pouco de prática antes de usá-lo. Porém, depois o uso fica mais fácil, conforme você vai se acostumando com o programa. Além disso, se você tiver dificuldades, pode buscar por tutoriais que se encontram disponíveis no YouTube, aprendendo sobre como acessar as principais ferramentas e os menus. O período de teste é de um mês, e, se você não se adaptar, pode optar por outra ferramenta.

Além dessas opções de editor de vídeo, você também pode fazer a edição de vídeos de forma on-line. Saiba que as opções de edição sempre incluem girar, cortar, recortar, ajustar, inverter, cor, brilho e saturação dos vídeos.

Vale lembrar ainda que você pode editar os clipes de forma direta no seu navegador, não precisando realizar os uploads, e isso se deve especialmente pela tecnologia inteligente, em que a videoaula final é otimizada para cenário comum de uso.

Outra dica importante é que você procure salvar os vídeos finalizados e realizar os uploads para YouTube, Facebook, Google Drive ou então Vimeo. Assim, você pode comprimi-los, deixando os vídeos com tamanhos menores, o que torna mais fácil o compartilhamento.

Mas, caso você goste de editar o vídeo de forma direta do seu smartphone, saiba que é possível encontrar alguns aplicativos que podem lhe ajudar nisso. O VivaVideo é um dos mais conhecidos, sendo um aplicativo de edição tanto de vídeos quanto de fotos, e se encontra disponível para download.

Normalmente, nele é possível adicionar efeitos, textos, músicas, adesivos, filtros, transições e até mesmo dublagens nos vídeos, além de utilizar recursos de fast motion ou então slow motion, por meio do ajuste de velocidade, realizar o efeito reverso, o borrado de fundo de tela, entre outras funções.

Agora você já tem uma boa noção de como o editor de vídeo é importante para deixar a sua videoaula interessante e didática e fazer o seu curso alavancar. Como vimos, existem inúmeras opções de programas de edição de vídeos, basta você escolher aquele que irá se adaptar melhor à finalidade do curso e que irá se enquadrar nas suas necessidades.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos