Treinamentos Corporativos

Facilidades do Moodle para um programa de qualificação

Rayane
Escrito por Rayane em 13 de junho de 2019
Facilidades do Moodle para um programa de qualificação
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

Se você deseja apostar em melhorias na aprendizagem durante seu programa de qualificação, muitas das facilidades do Moodle podem auxiliar você. Entenda mais sobre o assunto!

O Moodle funciona a partir de uma filosofia de ensino a distância e aberto. Ele permite que você estenda seus recursos principais desenvolvendo novos plugins para tornar seu programa de qualificação ainda melhor, por exemplo.

O Moodle permite mais de 52 tipos diferentes de plugins para ampliar os recursos de diferentes áreas. O diretório oficial de plugins do Moodle possui mais de 1.450 plugins.

Conheça mais sobre as facilidades do Moodle e destaque-se no que diz respeito a seu programa de qualificação!

Saiba mais sobre as facilidades do Moodle para um programa de qualificação

Os formatos de cursos do Moodle são baseados em tipos de pluginsque se referem ao layout de um curso ou programa de qualificação.

Um programa de qualificação é um programa governamental que permite que trabalhadores melhorem suas habilidades e chances de contratação por meio de cursos educacionais.

Você pode configurar a aparência do seu curso Moodle escolhendo o formato correto do curso. Basicamente, um curso Moodle está configurado para um semestre e uma unidade curricular.

Todos os alunos que se inscreveram para a unidade curricular de um semestre em seu programa de qualificação recebem automaticamente os direitos do aluno de acesso e navegação.

  • Apenas um curso do Moodle pode ser configurado por unidade curricular e semestre.

Se ainda não houver material didático para um programa de qualificação no Moodle, os palestrantes do curso principal e seus adjuntos podem criar o curso em duas etapas: Criar curso Moodle -> Configurar o curso Moodle e atualizar o link.

Configurando um curso de programa de qualificação Moodle

Como primeiro passo, escolha “Programação” -> “Materiais de aprendizagem” no menu da barra lateral, e selecione a unidade de curso apropriada para a qual você deseja configurar um curso do Moodle.

Em seguida, clicando em “Editar”, na seção “Materiais de ensino” do curso Moodle, abre-se uma página na qual você pode configurar um curso Moodle para a unidade desejada de semestre e curso.

Todos os dados do material de ensino, incluindo o seu link, podem ser alterados.

  • Clicar em “Configurar” salva todas as entradas e envia uma instrução ao Moodle para configurar o curso. Como essa configuração leva alguns segundos, “Será gerado” aparecerá na caixa de URL.

Fazendo isso, observe:

  • O curso Moodle será definido para visível (isso pode ser alterado no
  • Clicar em “Configurar” também abre a página de visualização dos materiais didáticos.

Acessando um curso Moodle

Um curso do Moodle é acessado em eDoz, myStudies e no Catálogo de Cursos, por meio de seu URL, dependendo da configuração “URL de visualização”.

No entanto, os usuários precisam efetuar login novamente via AAI (Autenticação e Infraestrutura de Autorização). Por padrão, o Moodle vem com alguns formatos de cursos diferentes para seu programa de qualificação, a saber:

1) Formato de curso semanal.

Se você estiver executando um curso com limite de tempo, poderá usar o formato de curso semanal.

O curso é organizado em semanas, com datas de início e término. É mais adequado para um ambiente de ensino em que os alunos podem participar das atividades do curso ao mesmo tempo.

2) Formato em tópicos.

É semelhante ao formato do curso semanal, exceto que não é um curso com limite de tempo.

As seções do curso são divididas em tópicos que podem ser nomeados apropriadamente.

  • Esse formato é adequado se o aprendizado de seu programa de qualificação for baseado em metas, em que o tempo necessário para concluir uma meta é diferente para cada aluno.

2) Formato de curso social.

É principalmente adequado para comunicação de forma livre. O curso é baseado em um grande fórum. A introdução do fórum é exibida no topo da página do curso.

3) Formato de curso de atividade única.

Normalmente útil para o aprendizado rápido. Tem apenas uma atividade que pode ser escolhida na lista de atividades do Moodle disponível.

Esses formatos de curso funcionam para a maioria dos ambientes gerais de aprendizado.

4) Formatos de cursos do Moodle contribuídos.

Os formatos dos cursos contribuídos do Moodle são muito populares, pois permitem que haja total flexibilidade no layout de seu programa de qualificação.

Aqui estão compilados os oito principais formatos de cursos da plataforma que estão disponíveis para a versão 3.4 do Moodle (novo Moodle).

Botões formato do curso

Um dos mais populares plugins de formato de curso Moodle. Ele adiciona o menu na parte superior da página do curso com botões para acessar as seções do curso.

Selecione CEO Diretor Coordenador Equipe de Tecnologia Equipe Pedagógica Professor Quero saber mais de EaD

É mais adequado para as salas de aula com muitas seções e tópicos, especialmente quando se busca oferecer uma navegação fácil para os alunos.

5) Formato de quadro.

Outro formato de curso do Moodle. Ele vem com total flexibilidade entre seções e colunas. Você pode escolher quantidade e largura de colunas e quantidade de seções em cada coluna.

6) Formato em período.

O formato em períodos oferece o recurso mais desejado em um formato de programa de qualificação. Nele, é possível definir a duração de uma seção de curso individual em dias, semanas, meses ou até anos.

  • É apropriado para aqueles que estão buscando um curso com limite de tempo, mas com durações diferentes para as seções do curso. O formato é desenvolvido pela Marina Glancy do Moodle HQ.

6) Formato de curso e-Task.

O formato e-Task é baseado no formato principal do curso em tópicos. Ele inclui uma tabela de notas no topo da página do curso e fornece uma tabela de classificação de muitos tipos de atividades, como atribuição, questionário, workshop etc.

7) Formato de curso de seções flexíveis.

Outro incrível plugin de formato de curso desenvolvido por Marina Glancy. O formato do curso de seções flexíveis também é baseado no formato em tópicos.

Nele, é possível adicionar uma nova seção dentro de outra, isto é, as seções do curso podem ser agrupadas.

Isso pode ajudá-lo a tornar seu programa de qualificação mais organizado, colocando todas as tarefas em um único tópico. Da mesma forma, você também pode colocar todos os questionários em um único tópico.

8) Formato de curso em grade modular.

O formato de curso modular é bastante visual para o Moodle. Ele oculta todos os tópicos e cria uma grade de ícones (um para cada tópico) com títulos curtos.

Sempre que você clicar em um ícone, ele exibirá o conteúdo do tópico correspondente. Conhecendo os diferentes formatos e plugins do Moodle que trazem facilidade para seu programa de qualificação, você se torna capaz de obter melhores resultados. Aproveite!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos