Gravador de tela: conheça os programas essenciais para a EaD

Gravador de tela: conheça os programas essenciais para a EaD

Quem estuda a distância sabe que os vídeos são uma ótima ferramenta e que ajudam muito na absorção de informações. Isso se deve principalmente por oferecerem diversos estímulos, por meio de instrução visual auditiva e escrita.

Por isso, ter um gravador de tela é um recurso muito interessante e até essencial para a educação a distância (EaD). Pode ter certeza que seu público irá se interessar muito mais pelo seu conteúdo se ele não for apenas um monólogo e uma infinidade de textos e apostilas on-line.

Ter um conteúdo que envolva seu telespectador é fundamental e os vídeos são uma excelente chance de deixar seu curso muito mais interessante.

E o que é um gravador de tela?

Um gravador de tela é simplesmente um aplicativo para computadores que filma ou tira prints de sua tela, e, assim, permite produzir um arquivo de vídeo. É muito aplicado por quem busca criar um material explicativo, que precisa mostrar o exemplo ou a execução da atividade.

Existem inúmeras opções de gravadores de tela no mercado e geralmente são de uso simples e intuitivo. É uma ferramenta que facilita muito a criação de cursos on-line e tutoriais.

Os aplicativos mais básicos e geralmente gratuitos capturam a tela e salvam em formato AVI. Já os mais completos permitem também que sejam feitas edições, streaming ao vivo e otimização do material.

Entretanto, se você pretende fazer uma material mais profissional e comercializável, é preciso estar atento às licenças de uso e ao programa que irá aplicar. Muitos gravadores de tela gratuitos têm marca d’água na gravação e seu uso está limitado a certa quantidade de vídeos.

gravador de tela

E qual gravador de tela escolher?

Como dito anteriormente, as opções são numerosas. É preciso analisar bem as vantagens e as desvantagens de cadasoftware disponível para avaliar qual atende melhor à aplicação em que será utilizado. Os mais recomendados são:

  • OBS Studio.

O OBS Studio é um dos softwares de gravação de tela mais apreciados no momento.

Prós: ao contrário de uma série de outras opções, a OBS não impõe uma restrição à duração dos vídeos que podem ser gravados ou transmitidos, apesar de serem totalmente gratuitos e de código aberto.

Você pode escolher entre várias resoluções (HD, full HD etc.) e formatos de vídeo (flv, mp4, mkv etc.) para transmiti-los em plataformas de streaming populares, como Twitch, YouTube, Facebook Live e Dailymotion, para citar apenas algumas.

Contras: a enorme diversidade de ferramentas disponíveis no OBS Studio faz com que seja uma opção intimidadora para os novatos, sem mencionar o fato de que é preciso muito tempo para personalizar e ajustar as configurações de acordo com o gosto e o conforto de cada um.

  • Ezvid.

O Ezvid combina ferramentas básicas de gravação de tela com uma interface de usuário simples, que fará com que os novatos sintam-se em casa.

Prós: em primeiro lugar, não existe uma versão premium do software, por isso você não será obrigado a desembolsar algum dinheiro suado para obter uma versão mais rica em recursos.

Quando se trata de funcionalidades, você pode enviar seus vídeos para o YouTube direto do Ezvid, adicionar anotações, adesivos e símbolos nos vídeos e também controlar a velocidade de reprodução.

 

Além disso, a considerável biblioteca de partituras de fundo e as opções de sintetizador de voz do Ezvid são um bônus adicional, mas você só pode gravar vídeos de até 45 minutos de duração.

Contras: uma das maiores desvantagens do Ezvid é a falta de ferramentas avançadas de edição de vídeo, bem como o lento processamento, apesar dos desenvolvedores afirmarem ser uma das opções mais rápidas do meio. Além disso, o software requer 10 GB de espaço livre no disco rígido em sistema para funcionar.

  • Camtasia.

O Camtasia conta com um enorme conjunto de ferramentas de edição ordenadamente organizadas em uma interface que torna relativamente fácil encontrá-las e utilizá-las.

Prós: um dos aspectos mais atraentes do Camtasia é a colocação de ferramentas de embelezamento em sua interface, que são fáceis de localizar e ainda mais fáceis de usar, pois seguem um mecanismo simples de arrastar e soltar para que sejam aplicadas.

O software tem praticamente todas as ferramentas: dimensão personalizada, efeitos de legenda, efeitos de cursor etc., para ajudá-lo a fazer o vídeo perfeito que pode ser compartilhado em plataformas como Vimeo e YouTube.

gravador de tela

Além disso, você pode optar por salvar os vídeos editados localmente ou no Google Drive, diretamente do Camtasia.

Contras: mesmo que você tenha um período de teste gratuito de um mês, terá de desembolsar uma quantia razoável para comprar uma licença de usuário do Camtasia.

Portanto, a menos que você esteja profundamente envolvido no ecossistema e possa utilizar totalmente seu vasto conjunto de ferramentas, optar pela versão premium do aplicativo não será uma boa ideia.

Com o Adobe Captivate você pode criar um único curso, que pode ser usado em várias plataformas.

Prós: o Adobe Captivate possui uma ferramenta de visualização integrada que mostra como o curso ficará em todos os dispositivos, de telefones celulares a computadores. A ferramenta permite que você visualize o curso usando cinco opções diferentes de resolução.

Há também a opção de visualizar o curso conforme você o desenvolve, para garantir que ele esteja sendo projetado de acordo com as normas responsivas, em todas as etapas do processo de desenvolvimento.

Captivate também tem a opção de permitir que os alunos percorram todas as páginas do curso, passando e usando gestos ao participar de uma simulação de treinamento on-line. Isso ajuda você a fornecer uma experiência de aprendizado realista e imersiva.

Contras: os principais contras são: suporte limitado para imagens GIF; alto custo de assinatura quando comparado a opções disponíveis no mercado; e poucos efeitos de animação em relação a outras ferramentas de criação. As ferramentas de gravação de tela são muito úteis para auxiliar na produção de videoaulas e tutoriais EaD. Por isso é preciso pensar bem antes de escolher a sua. Se você quer conhecer mais ferramentas que podem auxiliar na melhoria do ambiente de aprendizado, confira nosso próximo artigo.