Hangouts aumenta o engajamento de alunos que estudam a distância

Hangouts aumenta o engajamento de alunos que estudam a distância

O ensino costumava ser estritamente para ambientes tradicionais de sala de aula e treinamento presencial. No entanto, graças aos softwares e às plataformas de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos podem ser totalmente envolvidos no processo de aprendizagem, mesmo que estejam do outro lado do mundo.

Saiba como o Hangouts pode ajudar a aumentar o engajamento dos alunos que estudam a distância!

Por que o Hangouts é uma ótima ferramenta para o ensino?

A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino por meio do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo.

A ideia é que o aluno consiga absorver o conteúdo por intermédio do meio virtual, e, ao chegar na sala presencial, ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido.

Os cursos hoje podem ocorrer em ambientes on-line imersivos e estimulantes, em que os alunos são capazes de interagir com seus colegas e receber treinamento imediato orientado por instrutor.

Encontrar maneiras acessíveis e fáceis para criar uma experiência divertida e prazerosa para os alunos em tempo real costumava ser um dos principais desafios dos cursos de ensino a distância. Mas isso não é mais o caso.

Com ferramentas como o Hangouts, da Google, você pode desenvolver e programar estratégias de ensino sincronizadas, tornando-o uma ferramenta ideal para profissionais de educação a distância (EaD) em todos os níveis de conhecimento e em todos os nichos.

Como o Hangouts pode atuar para aumentar o engajamento?

  • Discussões de aula.

O Hangouts facilita a realização de discussões de classe e a interação com os alunos. Na verdade, você pode torná-los parte de seu plano de aula. Por exemplo, converter uma palestra em um debate de aula ao vivo para motivar seus alunos e dar a eles a oportunidade de fazer perguntas e oferecer feedback.

Os alunos podem digitar comentários durante o Hangout, aos quais você pode responder verbalmente, e eles também podem se comunicar uns com os outros. Isso estimula o interesse pelo assunto e o comprometimento com as aulas.

  • Grupos de estudo on-line.

Hangouts

Estudar em grupo não é apenas mais divertido e envolvente para os alunos, mas também permite que eles retenham conhecimento de forma mais eficaz.

Você pode incentivar os alunos a formar grupos de estudo on-line nos quais podem se reunir em uma data e hora definidas para falar sobre tarefas, revisar o conteúdo aprendido e até mesmo recapitular lições, se houver uma avaliação futura.

Eles também podem enviar fotos e mensagens por meio do Google Hangouts, mesmo quando outros alunos não estão on-line. Quando os alunos voltam a ficar on-line, eles recebem normalmente a notificação de que um de seus colegas tentou contatá-los, para que possam marcar um horário para estudar juntos.

Esse recurso específico pode ser especialmente útil em situações em que uma intervenção de aprendizado pode ser necessária. Por exemplo, se um aluno não estiver progredindo conforme o esperado e precisar de ajuda de um aluno ou facilitador mais experiente.

 

Isso ajuda a aumentar o engajamento do aluno à medida que ele percebe que as pessoas à sua volta estão incentivando-o, e que ele tem todo o apoio que necessita.

  • Apresentações virtuais de convidados.

Uma das coisas mais interessantes sobre o Hangouts para o ensino a distância é que ele é muito versátil. Há muitas aplicações com o poder de enriquecer a experiência de aprendizado on-line.

Por exemplo, você pode convidar um especialista no assunto abordado para dar uma palestra ou fazer uma apresentação aos alunos interessados. Não importa onde ele esteja, pode facilmente compartilhar sua experiência e seus conhecimentos por meio do Hangouts.

Isso ainda ajuda a economizar tempo e dinheiro, graças ao fato de que você não precisará pagar para que o palestrante visite sua localização física (ou seja, despesas de viagem e hospedagem). Além disso, essa é uma opção muito mais flexível em relação a datas e horários disponíveis.

Ter contato com alguém que é referência no assunto sempre é uma experiência estimulante e muito bem recebida para a formação de qualquer aluno.

  • Suporte individual a alunos.

Se você perceber que um aluno está ficando para trás ou não compreende os conceitos com a rapidez esperada, você pode oferecer suporte adicional por meio do Google Hangouts.

Por outro lado, se um aluno está absorvendo o conhecimento em um ritmo acelerado e pode ser um bom candidato para cursos avançados ou aulas, você também pode oferecer aulas particulares.

Isso garante que cada um de seus alunos tenha uma experiência educacional personalizada e eficaz, e sinta-se realmente beneficiado, aumentando seu engajamento com a instituição e o curso escolhidos.

  • Conteúdo para visualização posterior.

Quando os alunos simplesmente não podem participar de um evento ao vivo ou não podem comparecer a um grupo de estudo on-line, você pode gravar apresentações, discussões e palestras para visualização posterior.

Hangouts

 

Smiling Man Holding Cell Phone

Isso significa que os alunos não precisarão se preocupar em perder lições ou chats importantes. Você pode até programar transmissões ao vivo para que seus alunos saibam se há um evento futuro que possa ser de interesse para eles, e, em seguida, salvá-lo automaticamente em seu canal do YouTube.

Saber que pode contar com o acesso a todo conteúdo que necessita, sempre que surgir um imprevisto ou alguma dúvida em relação à aula, é algo motivador e muito positivo.

Quando se trata de tecnologia e educação, a mensagem é bem simples: a tecnologia nos dá a capacidade de nos conectar, compartilhar e aprender como nunca antes. O Google Hangouts reúne tudo isso e oferece aos professores e alunos um espaço de aprendizado simples e gratuito.

Na medida em que o Hangouts consegue fornecer um espaço em que os alunos sintam-se familiarizados, confortáveis e integrados, ele também abre um leque gigante de oportunidades para agregar conteúdo e formas de estimular os estudantes a se desenvolver, analisar e pensar, e isso ajuda muito no engajamento desses alunos. Se você deseja saber mais sobre o AVA e como essa pequena sigla tem mudado a educação no Brasil, acesse nosso próximo artigo.