Plataforma LMS

HTTPS: como deixar sua hospedagem Moodle mais segura

Rayane
Escrito por Rayane em 13 de junho de 2019
HTTPS: como deixar sua hospedagem Moodle mais segura
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

Primeiro vamos entender exatamente o que é o HTTPS: é um protocolo de transferência de hipertextos com segurança para internet; um elemento que contém muita segurança adicional ao HTTP, que você provavelmente já ouviu falar. Ele protege a confidencialidade e a integridade dos dados do computador visitante, bem como o site que está sendo visitado por ele, tudo isso com o uso de criptografia.

Por que devo usar o HTTPS para o meu Moodle?

Muitas pessoas acreditam que apenas sites de venda on-line devam usar o HTTPS, porém não é bem assim. Ele pode ser usado por qualquer tipo de site.

Esse elemento adiciona segurança entre o visitante e o site que está sendo visitado, e é a razão principal da utilização desse SSL. Com uma segurança desse tipo, boa parte do crime virtual acaba sendo evitada.

O crime virtual ou cybercrime chama-se phishing, e é por meio dele que muitas pessoas acabam entregando dados pessoais sem querer, pois os criminosos apresentam-se como empresas ou amigos próximos da vítima para colher essas informações.

São desenvolvidos sites com uma aparência muito parecida com os sites verdadeiros das empresas, muitas vezes com uso de detalhes que fazem um usuário da internet acabar confiando que aquele é osite oficial.

Com o uso do HTTPS você pode manter esse tipo de crime longe, principalmente porque ele garantirá a autenticidade ao usuário do site que está sendo navegado no momento, se este é confiável ou não.

Muitas pessoas já conhecem o HTTPS e sabem que esse é um sistema de segurança adicional ao SSL. O SSL não possui mais uma segurança garantida como o HTTPS, e muitos usuários já sabem até identificar se o “s” final está sendo utilizado.

Além disso, há formas visuais além do “s” adicionado ao final, que é o cadeado verde disponível na frente da URL do site, e se há a cor verde na barra de endereço.

Essas características são essenciais para que as pessoas sintam-se confortáveis naquele site para comprar algo ou adicionar dados, pois sabem que lá há uma mínima chance de sofrerem algum tipo de fraude, pois aquele site respeita a sua privacidade como usuário e navegante.

É importante que você saiba criar essa relação de confiança com os seus clientes, seja em lojas on-line, seja em redes sociais ou até mesmo plataformas de educação a distância (EaD), como o Moodle.

HTTPS é essencial para sites que utilizam os números de cartões de crédito, como sites de pagamento, bancos, lojas on-line, serviços de streaming pagos, entre outros.

Muitas operadoras de crédito apenas liberam a utilização do número do cartão em sites que possuem o HTTPS neles, por saberem dos riscos envolvidos na internet e do prejuízo que os crimes virtuais podem causar tanto à empresa quanto ao cliente.

Você deve passar a usar o HTTPS no seu Moodle para garantir uma hospedagem bem mais segura para o seu usuário.

Pense comigo: o Moodle é uma plataforma de EaD a ser utilizada por aluno e professor para transferir dados e materiais de todos os tipos, e que terá acesso ao computador deles.

Para gerar mais segurança, é importante fazer uma transferência para um HTTPS e não sofrer de desconfiança por parte do usuário da plataforma.

HTTPS é a versão mais segura existente nos tempos de hoje para manter dados em privacidade, graças à criptografia realizada por ele. Com os dados criptografados não tem como haver nenhum tipo de roubo de informações.

O protocolo HTTPS é justamente diferenciado do HTTP por ser criptografado, e é assim que vemos a distinção. Mas, afinal, o que é a criptografia? De forma muito simples, podemos explicá-la como uma linguagem que apenas o servidor e o usuário possam entender, e mais ninguém além deles.

O seu Moodle precisará de um HTTPS, pois qualquer site que deva incluir um nome de usuário e uma senha deve utilizar o protocolo para manter a sua segurança e a confiabilidade gerada nos usuários.

Então, basicamente o HTTPS é um sistema de segurança, uma maneira de confiar onde você está entrando e de saber que lá há uma chance próxima a 100% de que nenhuma informação sua vazará.

A criptografia usada pelo HTTPS garante que nenhum público ou qualquer terceiro que seja poderá ter acesso às informações ou mensagens passadas, já que estarão muito bem protegidas. Por isso, é importante fazer o uso dela em seu Moodle.

Como aprender a calcular a necessidade de um servidor para a minha EaD?

O Moodle é uma plataforma de EaD e, como em todas as plataformas que armazenam muitos dados, há uma necessidade gigante de se manter esse sistema em pé.

Um servidor é como se fosse um computador, porém com configurações específicas para mantê-lo sempre ligado e conectado à internet.

Por exigência da plataforma, você precisará estar sempre conectado à internet para que outros usuários consigam acessá-la e ter contato com os materiais disponíveis por lá.

Você precisará pensar que, no seu sistema de EaD, muitas pessoas entrarão ao mesmo tempo na plataforma e muitos dados serão mantidos dentro dela, e é por isso que um computador pessoal, como notebook ou computador de mesa, não consegue fazer esse serviço com a excelência de um servidor.

O servidor não é nada além de um computador, se você for analisar pela aparência, mas suas configurações são muito mais robustas e complexas, aguentando muito mais informações e acessos.

Além disso, o servidor precisa estar conectado a um nobreak ou bateria externa, para que, mesmo em casos de queda de energia, ele continue armazenando todas as informações, sem o risco de perder nenhuma.

É importante relembrar: um servidor precisa estar com conexão constante à internet e sem riscos de desligar. Do contrário, a sua função principal, de armazenamento, não estaria funcionando e os dados seriam perdidos. Por isso, você precisa calcular a necessidade de um servidor para a sua EaD pensando na quantidade de pessoas que irão acessar a plataforma. E, claro, não se esquecer de colocar um HTTPS no seu Moodle.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos