Infográfico como objetos de aprendizagem para cursos on-line

Infográfico como objetos de aprendizagem para cursos on-line

Infográficos podem ser ferramentas educacionais incrivelmente eficazes, graças à sua capacidade de dividir informações complexas em componentes fáceis de entender e de tornar envolventes dados ainda mais densos. Saiba mais sobre o infográfico.

Se você quer ensinar seu público sobre a indústria da educação ou se deseja usar o conteúdo visual como uma ferramenta de ensino, os infográficos são a solução ideal.

Descubra por que o conteúdo visual é tão eficaz em um contexto educacional e aprenda a projetar e usar infográficos para a educação.

Por que o infográfico é tão eficazes em contextos educacionais?

Não importa que tipo de informação você queira ensinar, há uma boa chance de que a instrução escrita ou verbal, sozinha, não transmita sua mensagem.

Afinal, nem todos podem processar a linguagem eficientemente, e a pessoa comum está mais apta a esquecer a comunicação escrita ou verbal do que a informação visual.

Na verdade, a maioria das pessoas retém apenas 10% do que ouvem e 20% do que leem, enquanto 80% delas lembram do que veem. Além disso, a maioria consegue entender o material visual mais rapidamente do que consegue absorver o que ouve ou lê.

  • A pessoa média pode processar o conteúdo visual 60.000 vezes mais rápido que outros tipos de conteúdo.
  • Como aproximadamente 65% das pessoas são aprendizes visuais, adicionar componentes baseados em imagens aos materiais de ensino é uma escolha inteligente.

Os infográficos geralmente são tão eficazes em contextos educacionais porque usam imagens para destacar, explicar ou aprimorar informações baseadas em texto.

Eles têm a capacidade única de capturar atenção, transmitir informações e incentivar a retenção de dados, apesar de sua natureza complexa.

  • Isso significa que os infográficos podem ser ideais para ensinar os fundamentos de processos complicados ou dividir dados de alto nível para todos os tipos de público.

infográfico

Como usar infográficos para ensino e educação

Você pode usar esse tipo de conteúdo visual para ensinar seu público, independentemente do tópico foco do seu infográfico.

Se você deseja explorar temas específicos da educação ou se concentrar em praticamente qualquer outro setor, pode usar os infográficos para atingir esses objetivos. Alguns exemplos de uso do infográfico são:

Ilustrar uma linha do tempo histórica

Infográficos são ideais para destacar os principais eventos ao longo de um período histórico, ajudando os alunos a entender como os eventos se conectam e influenciam uns aos outros, ou até mesmo repensar os eventos mais importantes de uma época específica.

Para tornar esse estilo de infográfico o mais eficaz possível, diminua o período de tempo ou o tópico substancialmente. Fazer isso manterá o conteúdo focado e evitará que ele seja excessivamente detalhado ou difícil de seguir.

Realçar estatísticas importantes

As estatísticas podem dizer muito sobre um assunto, mas os números por si só nem sempre tornam o material de leitura mais atraente.

Ao invés disso, adicionar gráficos e explicações de texto curtas pode tornar uma sequência de números muito mais fácil de ser entendida e lembrada.

Um infográfico com muitos dados também pode oferecer ao seu público uma visão sobre um tópico de alto nível e ajudá-lo a posicionar-se como uma autoridade no assunto.

Aumentar a conscientização de um problema

Incentivar a mudança nem sempre é fácil, mas um infográfico atraente pode educar seu público sobre um assunto importante enquanto ensina como e por que agir.

Esse tipo de infográfico é mais eficaz quando concluído com um forte apelo à ação (CTA), que informa ao público exatamente o que fazer a seguir.

Fornecer dicas úteis

Infográficos podem ser ótimas plataformas para educar seu público sobre processos ou para ajudar os espectadores a trabalhar com problemas multifacetados.

Esse tipo de conteúdo visual tende a funcionar melhor quando traz os principais problemas para a atenção de seu público e fornece dicas para superar os efeitos relacionados.

Oferecer instruções passo a passo

Infográficos também podem ensinar seu público a concluir um procedimento complexo.

Emparelhe cada etapa com um gráfico relacionado a ela para ajudar seu público a identificar o objetivo de cada etapa e entender como lidar com isso com eficiência.

Gerar interesse por um evento

Quer você esteja planejando uma ocasião única, quer um evento anual, os infográficos podem ajudar seu público a aprender sobre tais eventos.

Use a combinação de elementos visuais e de texto para exibir estatísticas importantes sobre participantes ou artistas, compartilhar detalhes sobre destaques interessantes ou informar ao público como aproveitar ao máximo o evento.

infográfico

Como usar infográficos para trabalhar com seus alunos

Infográficos podem ser excelentes ferramentas de ensino, especialmente se você quiser usá-los para ensinar sua turma ou se pretender que os alunos desenvolvam melhor suas capacidades visuais.

De atividades de aprendizado a tarefas criativas, descubra como colocar os infográficos em seus cursos!

Incorporar um infográfico em atividades de aprendizagem

Apresentar sua turma a exemplos de ótimos infográficos é uma maneira inteligente de usar o conteúdo visual em seus planos de aula.

 

Esse tipo de conteúdo visual não apenas aumenta o interesse e o engajamento dos alunos, como também pode ajudá-los a aprender sobre tópicos importantes que vão desde história e literatura até matemática e ciências.

  • Dependendo do foco e do nível de seus alunos, você pode usar infográficos em várias atividades de aprendizado.
  • Tente introduzir um novo módulo usando um infográfico atraente para transmitir o básico ou gerar interesse.
  • Incentive os alunos a ler estatísticas, interpretar dados e tirar conclusões de um infográfico.

Use infográficos em atribuições criativas

O fornecimento de infográficos pré-criados para melhorar as atividades de aprendizado não é a única maneira de usar esse conteúdo visual na sala de aula. Você também pode incentivar os alunos a desenvolver seus próprios infográficos. Seja como for, o uso do infográfico é umas das melhores formas de obter sucesso em seu curso, especialmente se ele for on-line, uma vez que seus alunos se manterão focados no assunto e voltarão sempre para mais informações. Aposte nesse opção!