O Moodle, plataforma de EaD mais utilizada do mundo, acaba de disponibilizar a versão 3.2, que traz aperfeiçoamentos para facilitar o trabalho dos gestores e potencializar as ações de ensino-aprendizagem.
Segundo anúncio feito por Martin Dougiamas, idealizador do Moodle, a versão 3.2 visa melhorar a experiência do usuário e a acessibilidade. Além disso, a atualização apresenta 623 melhorias e correções de bugs.
A atualização faz parte da transição do Moodle para se tornar uma plataforma open source, ou seja, de código aberto, que pode ser aperfeiçoada a partir das demandas dos usuários. Essa ação reforça a missão anunciada pelos desenvolvedores de fornecer a melhor plataforma de gestão de aprendizagem do planeta.
Confira as principais novidades:

Personalização e flexibilidade

A versão Moodle 3.2 apresenta um novo tema principal personalizável, que facilita a navegação ao ocultar os recursos que o administrador não estiver utilizando no momento, aumentando o espaço de visualização da área central.
Flexibilidade Moodle 3.2
Além disso, o administrador pode gerenciar a barra de tarefas, deixando visíveis os recursos que mais utiliza.
O novo tema é otimizado para dispositivos móveis, adaptando a interface para melhor visualização em smartphones e tablets.
A inserção de conteúdos multimídia também passa a ser personalizada. Ao inserir arquivos de áudio ou vídeo, é possível controlar o tamanho e a forma de visualização, escolhendo se abre em um nova página ou se o player começa automaticamente ao acessar a página, por exemplo.
Os gráficos e tabelas foram aperfeiçoados e estão otimizados para visualização em dispositivos móveis. Os dados dos gráficos podem ser consultados passando o mouse por cima da coluna, o que potencializa a assimilação das informações.
 

Tour para novos usuários

Com a ferramenta User Tour, é possível criar um tutorial para guiar novos alunos no primeiro acesso ao Moodle.
Tour Moodle 3.2
Como o próprio nome indica, o User Tour possibilita criar um passeio guiado, orientando o novo usuário com um passo a passo comentado, com dicas para utilizar as ferramentas da plataforma.
Dessa maneira, o aluno terá maior autonomia no acesso, revisitando sempre que necessário o tutorial de uso elaborado pelo professor ou gestor.
 

Mensagens e notificações

Os mecanismos de comunicação do Moodle foram aperfeiçoados, apresentando maior agilidade e organização das mensagens, com notificações na barra superior e uma busca mais eficiente de conteúdos antigos.
Essas melhorias possibilitam maior interação entre professor e aluno, e também entre os próprios alunos, que podem enviar mensagens entre si de forma facilitada clicando no nome do usuário.
As mensagens também foram adaptadas para receber conteúdos multimídia, como imagens e vídeos, que são automaticamente redimensionados para melhor visualização no próprio corpo da mensagem.

Gerenciamento facilitado

O Moodle 3.2 apresenta uma série de recursos para facilitar o gerenciamento das atividades por parte dos professores e tutores. Entre eles, destaca-se o bloqueio de discussões inativas no fórum e a atribuição de tarefas específicas para os alunos. Por exemplo, ao passar uma atividade coletiva, o professor pode incluir alunos que não optaram por nenhum grupo até a data estipulada para início da atividade.
A maior facilidade no gerenciamento também pode ser observada no compartilhamento de dados com a plataforma. A versão 3.2 permite importar, exportar e compartilhar dados e documentos de maneira simplificada.
A atualização do Moodle permite ainda que os alunos exportem submissões e avalições com comentários dos professores e tutores. Para isso, basta selecionar a atividade e clicar em exportar, tudo bastante simples e intuitivo.

Ajuda de quem sabe

A Avante Brasil já está por dentro das atualizações do Moodle 3.2 e pronta para oferecer o suporte necessário na atualização da plataforma. Entre em contato e saiba como aproveitar as novidades do Moodle 3.2 em seu EaD.
Ajuda Moodle 3.2