Treinamentos Corporativos

Moodle amplia as possibilidades na sua instituição

Rayane
Escrito por Rayane em 13 de junho de 2019
Moodle amplia as possibilidades na sua instituição
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

Conheça o case de sucesso desenvolvido pela Avante Brasil e saiba como aperfeiçoar o uso da plataforma

Conhecer bem uma ferramenta é essencial para saber usá-la da melhor maneira possível e, ainda, aperfeiçoá-la para as demandas que se apresentam. E é isso o que a Avante Brasil tem feito com o Moodle, principal Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pelas principais instituições de Ensino a Distância do mundo, presente em mais de 75 países.

Durante o Moodle Moot Brasil, que reuniu os principais gestores da plataforma nos dias 15 e 16 de setembro, em Juiz de Fora, a Avante Brasil foi convidada a apresentar o case de sucesso do programa Qualifica mais Brasília, que demandou o aperfeiçoamento da plataforma, a fim de facilitar e dinamizar as práticas de ensino-aprendizagem.

O desafio

A Avante Brasil foi contratada pelo Governo do Distrito Federal para implementar o programa Qualifica mais Brasília, programa de ensino online que tem como objetivo formar novos profissionais e capacitar quem já está empregado.

A demanda apresentada tinha como desafio customizar o Moodle para que pudesse ser utilizado de forma simplificada, facilitando o acesso e uso dos alunos e, principalmente, a gestão por parte da equipe da Secretaria do Trabalho, responsável pelo gerenciamento dos cursos.

A implantação do Qualifica mais Brasília foi um sucesso e hoje o programa conta com uma grade de 21 cursos, com mais de 25 mil alunos matriculados.

Confira a seguir três soluções apresentadas pela Avante Brasil que podem auxiliar no aperfeiçoamento do Moodle para sua instituição.

1 – O processo de Inscrição

Uma das principais preocupações da Secretaria do Trabalho era com a facilidade de uso da plataforma online pelos alunos. Por isso, foi solicitado um sistema simplificado, que pudesse ser utilizado de maneira intuitiva, garantindo a autonomia dos usuários.

A solução apresentada teve início no cadastro, feito a partir do CPF do aluno. Além da facilidade de preencher os dados, essa opção tem como vantagem evitar inscrições em duplicidade.

Os resultados demonstraram que essa forma de inscrição foi acertada. A meta anual de 10 mil alunos matriculados, estabelecida pela Secretaria, foi superada nos seis primeiros meses.

E não foram somente os alunos os beneficiados. A inscrição facilitada permitiu que a equipe do Qualifica mais Brasília pudesse focar nas ações de captação de alunos, no gerenciamento dos processo e na divulgação do programa.

2 – Relatórios customizados do Moodle

Outra demanda exigida na customização do Moodle para o Qualifica mais Brasília era a geração de relatórios com os dados dos alunos inscritos nos cursos. No entanto, havia um complicador: os relatórios precisavam ser flexíveis, permitindo o cruzamento de informações distintas, pois a Secretaria necessita de informações detalhadas, tanto para o gerenciamento interno, quanto para a prestação de contas com outros órgãos do Governo.

A partir da customização do Moodle, foi possível gerar relatórios com as seguintes informações:

  • Alunos inscritos (curso e total);
  • Alunos que nunca acessaram a plataforma;
  • Alunos na lista de espera;
  • Alunos cursando;
  • Alunos evadidos;
  • Certificados emitidos;
  • Alunos concluintes;
  • Pesquisa socioeconômica.

Os relatórios podem ser visualizados ou baixados através do painel do Moodle, como tabela do Excel ou relatório em formato PDF.

Essa customização dos relatórios facilitou o trabalho da equipe técnica, que pode acompanhar os desempenhos individuais dos alunos, ter um panorama das turmas e ainda obter dados gerais sobre o conjunto de alunos matriculados a cada semestre, por exemplo. Além de facilitar a prestação de contas e a divulgação de informações sobre o programa.

Do ponto de vista do ensino-aprendizagem, o relatório customizado permite dar atendimento personalizado ao aluno, por meio das informações oferecidas pela plataforma. Por exemplo: um aluno evadido pode ser contatado por e-mail ou telefone para que seja motivado a concluir o curso.

Além disso, é possível ter perfis detalhados dos alunos, o que pode facilitar ações motivacionais direcionadas, como convites para palestras ou novos cursos, até a sugestão de vagas disponíveis na Agência do trabalhador.

Dentro do módulo é possível visualizar e realizar a emissão dos relatórios através do painel do Moodle, gerando o arquivo em excel ou como um relatório em PDF. Sempre facilitando o trabalho da equipe técnica da secretaria.

3 – Painel de controle funcional do Moodle

Com as demandas da inscrição facilitada e dos relatórios customizados implementados, foi necessário pensar na funcionalidade da plataforma, a fim de organizar os conteúdos de maneira dinâmica e funcional, garantindo a facilidade de utilização.

Para isso, foi elaborado um painel de controle que apresenta organização visual bastante intuitiva. Através dele, é possível executar ações de maneira facilitada e ter acesso a informações importantes, como a porcentagem de alunos que estão online ou dos que não acessaram a plataforma.

O painel de controle apresenta informações precisas e detalhadas para facilitar o trabalho da equipe técnica. Expõe o panorama das atividades que estão sendo realizadas na plataforma e pode ser utilizado como auxiliar na tomada de decisão, ajudando a programar ações para diminuir a evasão dos alunos e atividades que facilitem o aprendizado.

Soluções para suas necessidades

As soluções apresentadas atenderam às demandas da Secretaria do Trabalho. Essas ações podem ser implementadas na sua instituição, com vistas a aperfeiçoar as rotinas de ensino-aprendizagem. Além disso, a Avante Brasil está pronta para desenvolver soluções personalizadas, que atendam às exigências e necessidades de customização do Moodle.

Oferece ainda serviços de hospedagem, suporte e desenvolvimento de cursos, além da possibilidade de implantação de uma central de atendimento ao usuário, com recursos de service desk e atendimento multicanal: chat, e-mail, sistema de chamados e telefone.

Excelência em EaD

Além da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal, a Avante Brasil atende e presta consultoria para instituições como a Agência Nacional de Águas, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União, Embrapa, Tribunal de Contas, Instituto Federal de Educação, que já estão utilizando os aperfeiçoamentos apresentados nas suas plataformas.

O sucesso das mudanças realizadas junto ao Moodle levou a Avante Brasil a apresentar os novos recursos para o Moodle no Congresso de Educação a Distância realizado entre os dias 19 a 22 de Setembro em Águas de Lindóia. O projeto foi um dos aprovados para fazer parte do cronograma oficial do evento.

A sua instituição precisa de soluções em Ensino a Distância e ferramentas customizadas a sua necessidade? Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos