Já está no ar o Moodle 3.3, atualização da principal plataforma EAD, disponível em 75 línguas, com mais de 25 mil sites registrados em todos os países do mundo.
Baseado no conceito de software livre, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferecido pelo Moodle é atualizado constantemente, a fim de oferecer novas possibilidades de ensino-aprendizagem para gestores, professores e alunos, além de corrigir bugs e problemas do sistema.
Confira a seguir as mudanças e aperfeiçoamentos da versão 3.3.

Visão geral


A principal novidade desta atualização é o novo bloco “visão geral do curso”, que permite visualizar no painel principal o andamento dos cursos, com dados sobre o progresso das atividades, bem como avisos sobre tarefas futuras e mensagens recebidas.
Essa mudança, proposta pela Moodle Users Association (MUA), oferece uma visão geral e simplificada das atividades, permitindo a melhor organização por parte do aluno e dos professores, que saberão quais os próximos passos a executar para concluir as demandas do curso.
O recurso está disponível tanto no Moodle na Web quanto no aplicativo para dispositivos móveis, reiterando a preocupação em oferecer possibilidades de uso que atendam as demandas de cada usuário.

2. Integração


Outra novidade da versão 3.3 é a integração do Moodle com os aplicativos e ferramentas do Google G-Suite e Microsoft Office365.
A integração com esses sistemas já era possível com a instalação de plugins, mas agora o processo está muito mais fácil. Basta o usuário fazer login para aproveitar os recursos dessas plataformas, facilitando a utilização e o compartilhamento de arquivos de texto, por exemplo.

3. Fonte Awesome

Estão disponíveis mais 470 ícones gráficos personalizáveis, que podem ser utilizados por designers e desenvolvedores para modificar a aparência das páginas, sinalizando áreas diferentes com ícones específicos.

4. Suporte para emojis

Agora é possível inserir emojis, recursos gráficos bastante utilizados nas conversações online, o que potencializa as possibilidades de interação e conversação entre os participantes.

5. Definição de lembrete


Nova ferramenta possibilita programar a hora e data para enviar alertas sobre a realização de atividades ou dar prosseguimento ao curso. Assim o aluno será notificado previamente para que faça os exercícios ou avaliações.

6. Minimizar comentários

A fim de não poluir visualmente o texto, é possível minimizar anotações feitas nas atividades dos alunos. As mensagens serão identificadas com o ícone de um balão de fala. Basta clicar nele para ler o comentário.

7. Autenticação OAuth2


Agora é possível fazer o login no Moodle a partir de outras contas pessoais, como Google, Microsoft e Facebook. O recurso facilita o acesso à plataforma, pois é possível utilizar o mesmo login de outros sistemas.

8. Arrastar e soltar

Carregar um arquivo ficou bem fácil, bastar arrastá-lo e soltar diretamente no Moodle, sem necessidade de clicar em botões ou fazer a busca dos arquivos. Uma janela com configurações será aberta, agilizando a inserção de conteúdo.

9. Conversão de documentos

A versão 3.3 oferece a possibilidade de instalação de plugins para converter arquivos para outra extensão, possibilitando, por exemplo, que arquivos em PDF se tornem textos editáveis.

10. Tipos de arquivo

A atualização permite ainda escolher qual o tipo de arquivo que pode ser submetido pelos alunos. Assim o professor tem um maior controle dos formatos que podem ser inseridos na plataforma, evitando, por exemplo, problemas de compatibilidade com a extensão dos arquivos recebidos.

11. Conclusão de atividades

Os professores e tutores poderão editar as configurações para encerramento das atividades de seus cursos. A ferramenta possibilita maior controle na organização do cronograma de atividades.

Suporte necessário

A Avante Brasil já está por dentro das atualizações do Moodle e pronta para oferecer o suporte necessário na atualização da plataforma. Entre em contato e saiba como aproveitar as novidades do Moodle 3.3 em seu EaD.
Autor: Michel Oliveira, com informações do Moodle.org: https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=352407