Plataforma EaD para cursos on-line: qual escolher?

Plataforma EaD para cursos on-line: qual escolher?

Os cursos on-line têm crescido muito nos últimos tempos. Instituições de ensino públicas e privadas começaram a investir mais nesse ramo de ensino a distância. Para ter um curso on-line de qualidade, você precisará de uma plataforma de educação a distância (EaD) que cubra todas as suas necessidades.

Os cursos on-line, apesar de serem muito ofertados pelas universidades, são também conhecidos por pequenas escolas na intenção de aumentar os lucros, gerando conhecimento por meio da internet.

Muitas pessoas não possuem tempo para estar presente, todos os dias, em uma instituição de ensino, seja ela uma escola de cursos, seja uma faculdade. Com isso, o ensino a distância foi crescendo progressivamente, por conseguir atingir cada vez mais público e estudantes.

A respeito das plataformas EaD, nenhuma delas será perfeita, sem defeitos e completa de todas as maneiras imagináveis. Por isso, você deve buscar aquela que mais lhe servirá bem.

Como escolher minha plataforma EaD?

Na hora de avaliar qual plataforma EaD você adotará para o seu negócio, é necessário levar em conta alguns critérios.

Primeiro, é preciso que você conheça quem será o seu cliente ideal, também conhecido como persona.

Conhecer a sua persona é fundamental, já que o campo do ensino a distância está cada vez maior, o que gera uma concorrência acirrada não apenas no conteúdo do mesmo tipo, mas também com relação a uma oferta de serviço melhor.

Quando você conhece muito bem seu público, consegue criar um conteúdo mais eficiente, que atrai mais as pessoas interessadas, uma vez que você entende qual é o material que elas procuram.

Depois de definir quem é seu público-alvo, você precisará entender exatamente quais os assuntos que irá abordar, qual será o curso oferecido.

plataforma ead

Cada curso irá demandar funcionalidades específicas da plataforma EaD, que serão fundamentais para um desenvolvimento de boa qualidade e informações do curso.

O que a plataforma deve conter?

As características principais da plataforma EaD podem ser separadas e explicadas individualmente, e é isso que iremos fazer agora.

É imprescindível que a plataforma contenha acessibilidade para dispositivos móveis. Hoje em dia, o uso do celular é muito mais frequente do que de computadores, por ser portátil e poder ser acessado de qualquer lugar, basta estar com conexão à internet.

Pensando nisso, você deve atender às demandas do público e contratar uma plataforma que seja projetada para acesso em qualquer dispositivo.

Outro ponto importante é o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA): uma sala de aula on-line, que possui interface e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do curso.

Em um AVA você, como professor, pode acompanhar o progresso dos alunos no curso, disponibilizar conteúdos importantes, promover auxílio a eles e as mais diversas funcionalidades.

Um dos motivos do ambiente precisar ser muito bem estruturado é proporcionar ao aluno um interesse maior pelas atividades, já que, sem uma boa forma de comunicação entre o aluno e o professor, o ensino será prejudicado.

Deve ser pensado também com qual meio de comunicação a sua persona irá se identificar mais: fóruns, grupos de conversa, chat individual com o professor, possibilidade de adicionar comentários, entre outras funções.

A aparência da plataforma EaD também irá auxiliar toda a funcionalidade para o aluno, fazendo com que tenha acesso rápido a páginas importantes e sendo atraente para ele, de uma forma que o puxe para dentro do sistema e faça com que se interesse pelo que está vendo.

Algumas funções deixam o sistema mais atraente, como poder alterar as cores, formas diferentes de organização do conteúdo fornecido, possibilidade de criação de fóruns, para que os alunos interajam entre si sobre a matéria, e que consigam compartilhar conteúdos.

A segurança da plataforma é um ponto imprescindível na hora do investimento. É uma obrigação por parte do empreendedor oferecer segurança aos usuários da plataforma EaD.

Suporte de conteúdo e comunicação

Dentro de uma plataforma EaD serão enviados diversos arquivos que possuem um conteúdo relevante para a matéria. Por isso, você precisa pensar em uma plataforma que contenha suporte para vários conteúdos, de diversos formatos.

Um material complementar pode possuir muitos formatos, e é interessante que a plataforma os suporte.

Possíveis testes em formato de quiz são muito visados dentro do mundo do ensino a distância; procure uma plataforma EaD com essa vantagem.

Outra necessidade é a da comunicação entre os alunos e dos alunos com o professor.

plataforma ead

Vários cursos on-line não são muito vendidos porque se acredita que não haja muita comunicação com o professor e não tenha como interagir com outros estudantes, para possíveis esclarecimentos de dúvida e afins.

Por isso, busque uma boa plataforma EaD, que oferecerá um bom método de comunicação, uma ferramenta prática e a possibilidade tanto para conversas em grupo quanto individuais.

Mostre também que o curso contém um método de comunicação eficiente e eficaz, para que você consiga vender melhor o seu produto.

O custo-benefício

Existem várias plataformas EaD, mas, para começar o seu negócio, é relevante que você pense que, antes de ter lucros, acabará tendo gastos, caso compre uma plataforma que exige pagamento mensal.

Por isso, procure uma plataforma gratuita, nem que seja apenas por tempo limitado.

Há também algumas plataformas que cobram taxas apenas quando são realizadas vendas do seu produto.

 

Pense em toda a construção da sua plataforma e em como isso afetará os seus gastos. Calcule com cuidado os investimentos, quanto será o lucro, e reflita muito para conseguir um ótimo custo-benefício da plataforma.

É de suma importância ter atenção nos processos de criação da plataforma, do produto, da persona – que é o seu cliente ideal –, e levar em consideração o peso do custo-benefício do produto que será contratado. Por isso, na hora de escolher a sua plataforma EaD, analise direito, veja os prós e os contras de cada uma, pense bem sobre qual será a que mais tem o perfil certo para você, e, principalmente, confira o diferencial entreasplataformas EaD.