Plataforma Moodle

Plataforma Moodle: o que é e como funciona?

A plataforma Moodle é um ambiente de criação para ajudar no desenvolvimento de sistemas de ensino personalizados, feito especialmente para educadores, administradores e alunos.

O Moodle possui um sistema confiável para a criação de ambientes virtuais objetivando facilitar o ensino a distância. Foi provado e aprovado em todo o mundo!

Utilizado para alimentar dezenas de milhares de sistemas de ensino no mundo todo, o Moodle é uma fonte de empresas como a Shell e a Microsoft. São mais de 90 milhões de usuários, tanto do campo acadêmico quanto comercial, fazendo dessa plataforma a mais utilizada no âmbito educacional.

A plataforma Moodle foi projetada para dar apoio tanto para professores quanto para alunos; afinal, toda a sua criação foi guiada pensando na pedagogia.

É uma plataforma criada para ser de simples utilização: sua interface é clara, com opções de arrastar e soltar itens, e recursos bem explicados, além de constantes atualizações que facilitam cada vez mais a vida do usuário do Moodle. O Moodle é provido pela licença GNU como um software de código aberto. Pode ser modificado e adaptado por qualquer pessoa, empresa ou instituição com fins comerciais ou não comerciais, e ainda aproveitar do custo-benefício. 

Plataforma Moodle

Essa plataforma é constantemente revisada e atualizada com o propósito de suprir as necessidades do desenvolvedor.

O Moodle tem uma capacidade multilinguística, ou seja, está disponível em vários idiomas (mais de 120 até hoje), garantindo que não haja limitação linguística para o aprendizado on-line.

A plataforma oferece um kit de ferramentas muito flexível para auxiliar tanto o ensino a distância quanto o semipresencial.

Vantagens  

Graças ao seu código aberto, o Moodle pode ser customizado de várias maneiras e tecido para necessidades individuais. Ele permite que você possa criar plugins e integrar aplicações externas para efetuar funcionalidades específicas.

Além de poder criar seus próprios plugins e aplicações, você também pode baixá-los gratuitamente na internet. São infinitas possibilidades!

A plataforma Moodle é escalável, pois serve tanto para turmas pequenas quanto para grandes organizações. Já foi adaptada para uso em educação, negócios e contextos sem fins lucrativos e governamentais.

Tem uma segurança de ponta, que não deixa acessos não autorizados acontecerem, e pode ser facilmente implantado em uma nuvem de segurança privada ou em servidores, para um controle completo.

É uma plataforma que pode ser acessada por vários dispositivos, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. Isso tudo graças a ser web-based, que garante que possa ser acessada por qualquer navegador de sites.

Entendi o que é plataforma Moodle, mas para que posso utilizá-la?

A plataforma Moodle é ideal para qualquer curso, seja ele a distância, seja presencial. Especificamente para a educação a distância (EaD), ela é necessária e essencial!

Tem a vantagem de concentrar em um só lugar todas as necessidades da disciplina, como vídeos, textos e exercícios, que podem ser baixados pelos alunos, poupando o desperdício de papel, gastos com material e até mesmo evitando casos de esquecimento do material em casa, por exemplo. Também pode ter suporte para dispositivos móveis. As vantagens citadas garantem praticidade, evitando contratempos que possam intervir na funcionalidade da aula.

A plataforma Moodle também serve para envio de recados, já que possui sistema de notificação, bem como pode enviar lembretes sobre apresentação de trabalhos, provas e novos conteúdos, por meio de e-mails.

Apesar de ter sua utilidade mais visada para o campo de ensino a distância, qualquer universidade ou escola podem ser adepta da plataforma Moodle, independentemente da categoria do curso.

Dentro da plataforma existe um sistema de fóruns, em que podem ser continuadas discussões iniciadas em sala de aula ou gerados novos assuntos que estejam dentro dos interesses da matéria.

Também é possível a criação de salas de bate-papo, um espaço no qual os alunos possam interagir entre si e também com o professor. Essa interação pode, muitas vezes, servir para pontos avaliativos.

As salas de bate-papo servem também para que dúvidas sejam esclarecidas, em virtude de ser em tempo real. Uma ideia de utilização do chat do Moodle é combinar um horário com os colegas para conversar sobre a matéria ou até mesmo fazer trabalho em grupo.

Outra vantagem da plataforma Moodle é que podem ser aplicadas videoaulas, mantendo a relação do aluno com o professor ainda mais real, aproximando-se da experiência da sala de aula presencial. As videoaulas são uma ótima maneira de explicação de matérias em EaD.

Mas, apesar de ter suas inúmeras maneiras de compartilhamento de ideias, aulas e trabalhos on-line, a maior utilização do Moodle é para armazenamento de conteúdo didático.

A plataforma tem uma ferramenta de organização em pastas e subpastas, por isso é mais fácil, prático e eficiente compartilhar todo o material que seja do interesse do professor.

Como saber se eu preciso de uma plataforma como o Moodle na minha EaD?

A plataforma Moodle é uma excelente maneira de deixar sua EaD mais acessível. Para rodar a plataforma, é necessário o uso de um servidor.

Mas, como assim, um servidor?

Servidor é um computador em que a plataforma vai ficar conectada, fornecendo para outros usuários o sistema corrente.

O servidor precisa ficar ligado o tempo todo e conectado à internet, para que outras pessoas consigam acessar a plataforma. Por isso há a necessidade de uma bateria externa, ou um nobreak, para garantir conexão estável.

A diferença entre o computador comum e um servidor é a robustez que o servidor possui. Um servidor é um computador com capacidade elevada e sistema operacional diferenciado, feito especialmente para hospedar o sistema.

Você pode aprender a calcular a necessidade de um servidor para a sua EaD conforme a quantidade de usuários que estarão acessando o seu sistema ao mesmo.

Mesmo que você não tenha uma grande quantidade de conexão ocorrendo simultaneamente, o servidor precisa armazenar dados, e, para que isso ocorra com tranquilidade no seu sistema feito com a plataforma Moodle, não deve ser feito com computadores comuns.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn