Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Procura por EAD na área da saúde superou cursos presenciais

Com alta procura por EaD na área da saude, áreas tradicionais de graduação já contam com mais matrículas na modalidade EaD do que presencial.

De acordo com reportagem do Portal R7, as matrículas em cursos de graduação na área da saúde aumentaram em 2020, na modalidade a distância (EAD) e presencial. Levantamento foi feito pelo Observatório do Ensino Superior.

Dentre os cursos mais buscados, farmácia liderou as matrículas.

A matéria ressalta que, em 2020, os iniciantes nos cursos a distância ultrapassaram os calouros nos cursos presenciais. Sendo assim, dos mais de 3,7 milhões de novas matrículas em instituições públicas e privadas, mais de 2 milhões (53,4%) foram para cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%) para os presenciais.

Potencial de crescimento do ead

Apesar dos impactos na educação durante o ápice da pandemia em 2020, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas no ensino superior, representando crescimento de 0,9%. Isso mostra uma mudança na cultura e avanço nas tecnologias ead.

Na medida em que a sociedade tomou mais conhecimento dos chamados heróis da linha de frente e percebeu a necessidade de mais e melhores profissionais de saúde e que isso é possível em uma graduação ead.

Com isso, podemos perceber que o EAD já está em um movimento de se tornar uma peça cada vez mais importante no futuro da educação, como podemos ver com o ead na área da saúde.

Revolução no ensino

Conforme nossa experiência e o que acompanhamos do mercado e dos nossos clientes, a pandemia fez com que dezenas de instituições e milhares de alunos entrassem pela primeira vez no ensino a distância.

Contudo, neste primeiro momento, estas instituições tiveram que correr para colocar seus projetos no ar para que pudessem atender aos seus alunos, principalmente os do ensino presencial.

Foi o caso, por exemplo do Instituto Federal do Paraná que viu sua estrutura de ead saltar de 8.000 alunos para mais de 30.000 alunos em menos de um ano. Você inclusive pode acompanhar este caso de sucesso através deste link.

O que temos percebido é uma profissionalização constante da educação a distância de várias instituições, se preocupando cada vez mais com a qualidade do conteúdo disponível, velocidade de acesso, backup e redundância dos seus servidores, atendimento humanizado aos alunos durante o suporte técnico, fazendo que com isto, aumente a quantidade de inscrições nos cursos a distância e tenha uma redução considerável das evasões nos cursos.

Se a sua instituição também procura transformar os seus cursos presenciais para cursos a distância, conte com a gente.