Produza conteúdo para cursos on-line e ganhe (muito) com isto

Produza conteúdo para cursos on-line e ganhe (muito) com isto

Você certamente já viu os sinais: os alunos são atraídos por cursos on-line gratuitos e com conteúdo. Se você tem uma ótima comunidade o seguindo, as possibilidades de crescimento no ramo são muito altas. Chegou a hora de ganhar dinheiro!

Para isso, é importante saber como efetuar um bom planejamento de curso on-line na plataforma Moodle.

É sempre emocionante, e também um pouco estressante, colocar o seu conteúdo on-line ou em público para venda. Afinal, isso não é uma questão de simplesmente adicionar um preço aos seus cursos do Moodle.

Você deve considerar um plano de preços, lidar com pagamentos, apoiar as opiniões de seus alunos e clientes e até mesmo aprender a fazer algum marketing para gerar mais interesse nos seus cursos. Saiba mais sobre o assunto!

Como planejar um curso on-line com a ajuda da plataforma Moodle e com um bom conteúdo?

Não é segredo que as pessoas, hoje em dia, estão ocupadas, e muito. Isso significa que a última coisa que elas querem é vasculhar a web em busca de informações sobre um único tópico.

Por isso, saiba trabalhar com as chamadas guias finais. As guias finais têm bom desempenho porque organizam todas as informações de um determinado tópico em um só lugar, além de serem muito fáceis de vender.

  • Importante: sempre que as pessoas mencionarem um tópico específico em seu site, elas farão um link para a sua guia final, já que você criou esse recurso.

Posts longos

Quando alguém vê um post como “200 maneiras de economizar dinheiro”, a tendência é que pense: “Uau, isso deve ser incrível!”, antes mesmo de ler a primeira frase.

  • Então, da próxima vez que você estiver com disposição para criar um post, considere aumentar seu tamanho, para que sua lista inclua 50, 100 ou até mesmo 300 itens.

Para isso, é preciso muito mais trabalho do que se teria ao criar uma lista apenas dos sete melhores, mas valerá a pena quando você tiver um conteúdo que as pessoas não possam deixar de admirar e compartilhar.

Conteúdo

Conteúdo visual (especialmente infográficos)

Uma das melhores formas de produzir um conteúdo que será lido é fazendo uso de imagens e recursos visuais.

O fato é que as imagens – na forma de infográficos, diagramas, imagens interativas, questionários, quebra-cabeças e jogos – tendem a superar suas contrapartes baseadas em texto. Por quê?

  • 65% da população classifica-se como “aprendizes visuais”.
  • Então, quando você publica informações em um formato visual, está satisfazendo uma base de usuários que é amplamente carente de informações textuais na web.

Estudos ou dados da indústria

Não há como negar: as pessoas adoram compartilhar dados, sejam estes sobre o tamanho do sapato de uma pessoa comum, sejam referentes ao número de calorias em uma refeição ou mesmo o tweet mais retweetado.

Dados únicos espalham-se como um incêndio na web, e você não precisa de um ensaio controlado por placebo para obter essas informações suculentas.

  • Pesquisas e dados são fáceis de usar, baratos e fornecem dados suficientes para que você possa publicar facilmente seus resultados na forma de uma postagem de blog, um infográfico ou um comunicado à imprensa prestes a ser divulgado.

Sistemas e estudos de caso

Há um pequeno segredo por trás de blogs que crescem rapidamente: eles publicam um conteúdo incrivelmente útil e que realmente agrega valor ao seu público-alvo.

Claro, há um lugar para as postagens do blog, mas o conteúdo que realmente dá às pessoas uma solução para um problema vai superar os artigos feitos apenas para entretenimento.

Para criar esse conteúdo, primeiro identifique os problemas que seu público-alvo está tendo, seja preenchendo as complexas declarações de Imposto de Renda, seja abordando temas polêmicos, como o amor.

Em seguida, forneça uma solução passo a passo para solucionar esses problemas (você ganha pontos de bônus se publicar um estudo de caso de sua solução em ação).

Use o Moodle para esse fim

Você já pensou em usar o Moodle para criar um site para sua turma ou um curso on-line?

Conteúdo

O Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizado on-line no qual você pode postar tarefas, criar uma discussão on-line e organizar documentos para seus alunos.

Usando essa ferramenta, os participantes do curso se tornarão parte de uma comunidade de alunos, pois eles constroem uma base sólida para o seu próprio curso on-line.

  • Experiências da perspectiva tanto do aluno quanto do instrutor introduzirão os participantes do curso nos recursos do Moodle que apoiam uma filosofia específica de aprendizagem chamada “pedagogia construcionista social”.
  • Nela, o conhecimento é adquirido em um ambiente social facilitado pela colaboração.

Lista rápida dos recursos do Moodle

  • Áreas de conteúdo personalizáveis.
  • Calendário do curso.
  • Função de e-mail: todos os alunos, todos os instrutores, todos os grupos, usuários selecionados.
  • Quadro de discussão do curso.
  • Sala de bate-papo do curso com arquivamento automático de discussões.
  • Grupos de alunos.
  • Envio imediato e retorno.
  • Mensagens instantâneas integradas.
  • Questionários on-line e inquéritos.

Você desejará pesquisar o mercado, estudar sua concorrência e os vários modelos de precificação, bem como se especializar no assunto.

Você também deve obter afiliações pagas ou preços por curso, se deseja criar fontes para ajudá-lo a criar um preço adequado.

Quanto mais baixo melhor? Não!

Você pode ficar tentado a manter o preço de seu curso on-line baixo, especialmente se estiver começando.

Ao manter seus preços baixos demais, você desvaloriza sua oferta, atrai compradores de baixa qualidade e dificulta a comercialização dos cursos.

 

Como fazer, então, a precificação de seu conteúdo?

Considere estabelecer um preço digno para o seu curso – afinal, você tem contas a pagar, um site para manter e esforços para fazer a fim de criar um ótimo conteúdo.

Você está pedindo a seus alunos que paguem pelo valor que seu curso traz para eles, por sua experiência no assunto. É nisso que você precisa pensar. Sabendo como produzir e precificar conteúdo para cursos on-line e com a ajuda do Moodle, você rapidamente verá seus resultados serem impulsionados, assim como sua carreira. Boa pesquisa!