Treinamentos Corporativos

Qual o melhor AVA?

Rayane
Escrito por Rayane em 13 de junho de 2019
Qual o melhor AVA?
Junte-se a mais de 1.500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre as novidades do ensino a distância

Atualmente, existe uma grande discussão em torno da aplicação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) nas muitas áreas do mercado e da indústria, abordando seus profissionais. Conheça o melhor AVA disponível.

Na educação e, consequentemente, nas práticas profissionais dos mais diversos ramos, a demanda atual é de profissionais com postura crítica, capazes de analisar diferentes situações e tomar decisões, com a prática baseada em evidências como norteadora de seus pensamentos e ações.

A adoção de metodologias participativas e inovadoras, utilizando tecnologias educacionais, tem demonstrado resultados positivos, principalmente no que se refere à receptividade do aluno.

É desejável que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades em situações de aprendizagem simulada, para que sejam capazes de tomar decisões e para a ação de suas jornadas profissionais. Saiba mais!

Afinal, qual é o melhor AVA?

Na perspectiva acima apresentada, emergiu a intenção de associar o uso de novas estratégias contidas em um AVA.

Uma vez que o Moodle é a plataforma de maior potencial da atualidade para desenvolver a capacidade dos alunos em construir conhecimento – contrastando com a forma tradicional de educação –, estudos foram feitos para comprovar sua qualidade.

Por meio desses estudos, foi possível concluir que o Moodle é o melhor AVA, devido aos seus diferenciais. Na plataforma existem ferramentas que permitem avaliações de cursos, pesquisas, questionários, tarefas e revisão de trabalhos; também estão disponíveis chats, posts em fóruns, workshops, bem como há capacidade de criar textos colaborativos.

Por que apostar em um AVA é uma excelente ideia?

Em primeiro lugar, a rentabilidade do AVA é uma das principais causas do seu impacto no setor da educação. Ele oferece acesso gratuito e legal a alguns dos melhores cursos e programas disponíveis no mundo, garantindo até mesmo a graduação dos alunos, em alguns casos. De fato, os AVAs oferecem economias consideráveis como uma alternativa aos livros caros.

AVA recebeu apoio em um estudo recente da Inside Higher Ed (2018) sobre opiniões de líderes de escolas e professores sobre tecnologia. Os presidentes concordaram fortemente (61%) com esse método e apontaram que “livros didáticos e materiais didáticos são muito caros”.

85% dos presidentes também citaram (52%) que as faculdades devem adotar recursos educacionais abertos, materiais educacionais on-line gratuitos e abertamente licenciados.

Presidentes de universidades de doutorado, sejam públicas, sejam privadas, tinham uma probabilidade ligeiramente menor do que suas contrapartes em outras instituições, de 49% e 40%, respectivamente.

  • Do ponto de vista ecológico, o corte de árvores para fabricação de papéis também favorece o AVA, devido ao método virtual não explorar a natureza para produção de papel.
  • Para evitar contribuir com os eventos causadores da mudança climática, alguns editores optam por importar a matéria-prima necessária para imprimir livros, e são sempre respeitados.
  • Outros editores fizeram o mesmo e optaram por utilizar documentos ecologicamente corretos, em papel reciclado e totalmente certificado, com tintas à base de óleo vegetal, por exemplo.

Diferenciais que tornam o Moodle o melhor AVA

Moodle é projetado por educadores e para educadores. Sua interface é fácil de usar e você pode personalizar facilmente um tema na plataforma, inserindo seu logotipo, o esquema de cores que mais lhe agrada e muito mais.

Segurança e privacidade: Aborde as preocupações de segurança definindo funções para especificar e gerenciar o acesso do usuário.

Acompanhe o seu progresso: Acompanhe o progresso e a conclusão de atividades individuais ou recursos e no nível do curso.

Notificações: Os usuários podem receber alertas automáticos referentes a prazos e postagens no fórum, bem como enviar mensagens privadas.

Alta interoperabilidade: Integre aplicativos externos ou crie seu próprio plugin para integrações personalizadas.

Suporta padrões abertos: Importe e exporte facilmente cursos IMS-LTI, SCORM e muito mais no Moodle.

Capacidade multilíngue: Suporta conteúdo de curso multilíngue, o que permite que os usuários aprendam em seu próprio idioma.

Virtual Slate: O Moodle também trabalha com a ferramenta de análise de dados chamada de Virtual Slate.

Selecione CEO Diretor Coordenador Equipe de Tecnologia Equipe Pedagógica Professor Quero saber mais de EaD

O Virtual Slate leva o relatório do Moodle a um nível totalmente novo. Os painéis interativos permitem que você relate seus cursos, atividades, usuários e, em seguida, permite gerar relatórios detalhados.

  • Os dados do LMS podem ser extraídos para o Excel, salvos em formato PDF ou então impressos.
  • Não é necessário adquirir o software separado ou um plugin; o relatório avançado é padrão com o Virtual Slate.

O Virtual Slate estende a estrutura do sistema de gerenciamento de aprendizado mais popular do mundo.

Ele vem de fábrica com uma interface de usuário intuitiva, brandingpersonalizável, poderoso painel de relatórios, e é alimentado com plugins e integrações avançados.

O Virtual Slate é mais do que um tema, alterando a maneira como você administra e gerencia seu LMS.

Assuma o controle do seu LMS e coloque sua marca no Moodle da maneira que desejar!

Com o Virtual Slate você pode personalizar seu LMS sem tocar no código. Se quiser mudar uma imagem, um logotipo, a cor ou o CSS personalizado, você pode fazê-lo por meio de seu painel.

Conclusão

O Moodle é um AVA que permite comunicar, colaborar e compartilhar informações com seus tutores e outros alunos.

Sendo um recurso colaborativo, ele tem apenas a crescer, o que significa que, quanto mais você se envolver – ou seja, quanto mais frequentemente você acessar sua página do Moodle e participar de discussões on-line –, com o tempo o potencial para formas diferentes e interessantes de aprender se torna aparente.

Além disso, o Moodle permite que sejam utilizados centenas de plugins, que contribuem para uma melhor experiência do usuário, além de possibilitar um ambiente mais barato, acessível e sustentável.

Encontre mais informações sobre o uso do Moodle em nosso artigo explicando as novidades que vieram junto ao Novo Moodle e confira mais dicas sobre o assunto em nosso blog. Assim, você pode usufruir do melhor AVA possível junto a milhares de usuários e mudar a forma de crescer em sua carreira, adquirir novas experiências e apostar no universo digital para sua evolução!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre ensino a distância

Junte-se a mais de 500.000 pessoas que já acessaram nossos conteúdos