Com tantas ferramentas disponíveis, quais utilizar para potencializar o ensino na EaD? Conhecer as especificidades de cada suporte é fundamental para que você desenvolva o conteúdo adequado, seja durante as aulas ou como material de apoio.

Os recursos multimídia devem ser utilizados levando em conta a facilidade de utilização por parte do professor/tutor e a recepção por parte dos alunos. Utilizar uma ferramenta sem o domínio necessário pode acabar atrapalhando em vez de ajudar.

Tenha sempre em mente que os recursos são aliados no processo de ensino-aprendizagem, mas não substituem a capacidade didática e criativa do professor. Por isso, o melhor recurso é aquele que vai te ajudar a passar o conteúdo de maneira segura e compreensível.

Muitas possibilidades

recursos multimidia

Inúmeras ferramentas multimídia estão disponíveis, cada uma com linguagem própria. Ao organizar o conteúdo das aulas ou o plano de estudos, leve em consideração quais podem auxiliar a passar melhor o conteúdo.

Confira a seguir algumas delas e as principais possibilidades de uso:

Mapa mental:

ajuda a apresentar processos complexos de maneira esquematizada, auxiliando na compreensão de fluxos e estruturas a partir da visualização das interações entre as diversas etapas ou elementos.

Vídeoaula:

auxilia na apresentação dos conteúdos a partir do suporte audiovisual. É uma das ferramentas mais utilizadas na EaD e apresenta a potencialidade da visualização do professor, de maneira similar à explanação presencial.

Infográfico:

facilita a compreensão de processos com a utilização de imagens, legendas ou textos e, em alguns casos, animação. É uma ferramenta com bastante potencialidade na fixação de conteúdos apresentados pelo professor.

Podcast:

a narração em áudio tem a vantagem de poder ser ouvida enquanto o aluno desenvolve alguma outra ação. É uma ferramenta auxiliar na revisão de assuntos explanados pelo professor, apresentando o conteúdo de maneira mais simplificada e remissiva.

Apostilas e livros digitais:

suportes para conteúdos textuais e imagéticos, como fotografias, gráficos e tabelas. Bastante utilizado para a apresentação aprofundada dos conteúdos, com a possibilidade de poder ser acessado em diversas plataformas digitais ou até mesmo ser impresso.

Bom senso

recursos multimidia

Ao utilizar os recursos multimídia, leve em conta que menos pode ser mais, o que significa que nem sempre é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para passar determinado conteúdo.

A utilização de muitos recursos pode ter o efeito inverso: em vez de prender a atenção do aluno, acaba por dispersá-lo.

Por isso, quando estiver desenvolvendo suas aulas ou o material de apoio, procure saber qual o público-alvo, a fim de apresentar estratégias mais adequadas à faixa etária e ao perfil dos alunos.

Obter o retorno dos alunos, o que pode ser feito por meio de questionários, é uma boa forma de saber quais as ferramentas estão sendo mais eficazes no processo de aprendizagem. Assim, é possível potencializar seu uso ou repensar meios de utilizar o que não estão funcionando bem.