Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Saiba mais sobre tipos de aprendizagem

Você já se perguntou qual é o melhor método de estudo para você? Ou se pegou pensando de que forma as pessoas aprendem coisas novas? Nesse post, vamos te contar quais são os tipos de aprendizagem e como você pode usar esses diferentes tipos para montar cursos e treinamentos que facilitem o aprendizado dos seus alunos. Vem com a gente!

Quais são os tipos de aprendizagem?


Aprendizagem é a forma que uma pessoa internaliza um conhecimento. Dentro da aprendizagem existem várias teorias. Dentre elas, a teoria VARK.

O nome dessa teoria vem do inglês Visual, Auditory, Reading and Kinesthesic, que significa Visual, Auditivo, Leitura e Cinestésico. A teoria divide os estilos de aprendizado em 4 tipos, como a sigla já indica. Entenda:

Visual


Quem tem esse estilo de aprendizagem costuma internalizar mais facilmente os conteúdos que ela vê, ou seja, depende muito de estímulos gráficos. Essas pessoas se dão muito bem com mapas mentais, desenhos, vídeos, gráficos e imagens, isso as ajuda a dar sentido para o conteúdo e a fixar o que aprenderam.

Auditivo

As pessoas auditivas aprendem melhor por meio daquilo que escutam, mais que qualquer outra coisa. Nesse sentido, aulas expositivas, diálogos, apresentações e seminários agregam mais no seu processo de aprendizado.

Leitura


A pessoa desse tipo de aprendizagem prioriza a leitura e a escrita como forma de entender os conteúdos e de reter a informação. Logo, tudo aquilo que envolve texto é de fácil compreensão para elas: slides, livros, artigos, fichamentos etc.

Cinestésico


Esse tipo de pessoa precisa de diversos estímulos para aprender um conteúdo, pessoas cinestésicas mesclam sensações como sons e cores, são muito capazes de abstrair e colocar em prática aquilo que aprenderam. Dessa forma, eles memorizam muito mais a combinação dos estímulos do que apenas um em específico.

Qual a importância de conhecer os tipos de aprendizagem?

  • Potencializa o aprendizado dos alunos
  • Melhora o rendimento do seu treinamento
  • Estratégico para o EAD
    O EAD tem uma variedade de possibilidades para cada tipo de aprendizagem, é importante que você domine os tipos para saber tirar melhor proveito das ferramentas digitais e virtuais e oferecer para os seus alunos.

Temos a solução para o seu projeto!


Ficou interessado no assunto? Fale com um dos nossos especialistas e veja a melhor opção de projeto, infraestrutura e recursos necessários para a sua instituição e comece agora seu projeto.