Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Vídeo Aula Ou Aulas Interativas? Qual O Melhor Recurso Para O Seu Aluno?

De uns anos para cá o ensino à distância, também conhecido como EAD, tem se tornado cada vez mais comum (principalmente após a pandemia causada pela Covid-19). Nesse cenário, a vídeo aula se tornou um grande instrumento de trabalho.

Há duas formas de ministrar as aulas (seja um curso, treinamento e assim por diante): uma aula ao vivo com interação ou uma aula gravada. Eis que surge o questionamento: qual das opções é melhor?

Se você estiver pensando em aplicar um curso, entender melhor sobre essas duas possibilidades é algo fundamental. E é exatamente isso que você irá compreender neste artigo.

Qual a diferença entre vídeo aula e aula interativa

A primeira coisa que você precisa tomar conhecimento é em relação às principais diferenças entre vídeo aula e uma aula interativa.

A aula interativa é como se fosse uma aula convencional, mas à distância. Sendo assim, todos os alunos entram na sala e o professor começa com os ensinamentos. Você pode tirar dúvidas, fazer comentários e assim por diante.

No caso da vídeo aula não há uma chamada online com os alunos ou outros participantes, mas uma gravação da aula.

Ou seja, você poderá assistir a este conteúdo no horário que preferir e quando desejar.

Quais os benefícios das aulas à distância

Os benefícios da vídeo aula ou aula interativa são muito semelhantes e, de modo geral, ambos são métodos bem interessantes:

  • Flexibilidade

O aluno terá maior flexibilidade para assistir às aulas. Além disso, o próprio professor também ganhará com isso. Afinal, ele poderá dar aulas de onde bem entender.

  • Mais econômico

Acaba sendo mais econômico um curso à distância, sendo uma ótima oportunidade para aqueles que não possuem muito orçamento para investir.

  • Economia de tempo

Quando você não precisa se deslocar para ir até uma escola é possível aproveitar o seu dia de forma muito mais otimizada.

Além disso, se você estiver assistindo a uma aula gravada pode até mesmo acelerar o vídeo (mas, claro, desde que você ainda esteja entendendo perfeitamente o conteúdo).

  • Mais conforto

É muito mais confortável estudar em sua casa do que em uma escola ou até mesmo no trabalho.

  • Possibilidade de rever a aula

Se você optar por vídeo aula é possível ver e rever as aulas quantas vezes desejar.

Qual das opções é melhor?

No final das contas, qual das duas opções é mais indicada para os seus alunos? Vídeo aula ou aula interativa?

As opções são bem interessantes e os alunos conseguem ter alto rendimento de aprendizado em ambas.

O lado bom da aula interativa é a participação, onde você pode tirar as dúvidas ali na hora e fazer comentários para agregar ainda mais na aula. Além disso, a presença ao vivo do professor facilita o foco durante a aula.

Em contrapartida, as aulas gravadas facilitam muito a vida de quem não possui muita disponibilidade de horário e que precisam de mais flexibilidade.

Bons cursos não deixam os seus alunos sem amparo, então eles oferecem todo o suporte em caso de dúvidas.

Um ponto positivo é que o professor responderá pontualmente o seu questionamento. Muitos alunos não fazem perguntas por vergonha e na forma de comentários se torna tudo mais fácil.

Poder rever as aulas também é uma ótima forma para absorver de forma eficiente o conteúdo (mas, claro, aulas ao vivo e interativas também podem ser gravadas para serem assistidas posteriormente, pelo menos em alguns cursos).

Como prender a atenção dos seus alunos

Prender a atenção dos alunos, seja em vídeo aula ou com aulas interativas não é tarefa fácil para um professor.

Aqueles professores que simplesmente se sentam, olham para a câmera e falam por horas não utilizam o melhor método para prender a atenção.

Mas nem tudo tem a ver com carisma, simpatia ou gestos. Para que uma aula prenda a atenção de um aluno ela deve ser muito bem estruturada.

Então, independente do tema do curso ou treinamento, tudo deve ser desenvolvido de forma organizada para manter uma linha lógica de raciocínio.

Muitas vezes, o professor, ou aquele que está ministrando o curso, tem total conhecimento, mas não sabe estruturar as suas ideias.

Contar com o suporte para a confecção do curso é fundamental para garantir que os alunos realmente tenham êxito naquilo que estão estudando.

Empresas apostam cada vez mais em cursos e treinamentos

Se você acha que apenas adolescentes ou quem está na faculdade precisa de uma boa orientação, está muito enganado.

Empresas estão investindo cada vez mais em cursos e treinamentos para a sua equipe. Afinal, investir em seu próprio time é a forma mais fácil de obter alta performance.

E não necessariamente o conhecimento é voltado para a parte técnica, pois cursos comportamentais estão sendo cada vez mais requeridos no mercado.

Um bom profissional não é feito apenas de seu conhecimento específico na área, mas, também, em como lida com toda a equipe no dia a dia de trabalho. Conheça alguns cases de sucesso.

Cada negócio é muito particular, bem como cada equipe. A partir das características de cada um é possível determinar se a vídeo aula ou aulas interativas são o melhor método de ensino em particular.

Uma coisa é certa: apostar em treinamentos vai ajudar não somente nas habilidades, mas na relação entre as pessoas da própria equipe. E isso é fundamental para um ambiente saudável (e de sucesso).

E se você está em busca justamente de algo assim, a Avante Brasil oferece toda uma assessoria para o desenvolvimento, além de ministrar cursos para os mais diversos segmentos do mercado nacional.

Quer entender melhor sobre as possibilidades de vídeo aula? Gostaria desta solução na sua instituição? Agende uma reunião com o nosso especialista.